Página - Tribunal de Contas da União decide sobre prazos para utilização da nova Lei de Licitações
Tribunal de Contas da União decide sobre prazos para utilização da nova Lei de Licitações
Efeito de Onda
Página Tribunal de Contas da União decide sobre prazos para utilização da nova Lei de Licitações
Crédito: Agência CNM
Na última quarta-feira, 22 de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu sobre os prazos para utilização exclusiva da nova Lei de Licitações e o marco do regime de transição em relação ao regime jurídico anterior. Segundo a decisão, os processos licitatórios e os de contratação direta nos quais houve a “opção por licitar ou contratar” seguindo a legislação antiga (leis 8.666/1993, 10.520/2002 e 12.462/2011) podem continuar obedecendo a essas regras, desde que a opção seja feita até 31 de março de 2023 e a publicação do edital ocorra até 31 de dezembro de 2023. Os processos que não se enquadram nessas diretrizes devem seguir as regras da Nova Lei de Licitações.
Entende-se por “opção por licitar ou contratar” a manifestação pela autoridade competente que opte expressamente pela aplicação do regime licitatório anterior, ainda na fase interna, em processo administrativo já instaurado. Após a decisão, a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deve fazer os ajustes necessários na Portaria 720/2023.
A nova Lei de Licitações foi aprovada diante da necessidade dos gestores em otimizar as contratações públicas. Com a nova legislação foram aprovados procedimentos e ferramentas com o intuito de facilitar as ações dos servidores responsáveis pela área na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.
Notícias para Você
Notícias para Você
19 de Dezembro de 2025 Balanço 2025
AMM entrega mais de 700 projetos e viabiliza cerca de R$ 960 milhões em investimentos para os municípios em 2025
A elaboração de projetos é um dos pilares da prestação de serviços da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e, ao longo de 2025, contribuiu diretamente para ampliar a infraestrutura e fortalecer o desenvolvimento dos municípios por meio do trabalho técnico especializado voltado às d…