Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Tribunais de Contas iniciam Operação Educação em todo país

Tribunais de Contas iniciam Operação Educação em todo país

Efeito de Onda

Página Tribunais de Contas iniciam Operação Educação em todo país

  • 24/04/2023 às 09:29

Fonte: Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Crédito: Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Começa nesta segunda-feira (24) em todo o Brasil a Operação Educação: fiscalização ordenada nacional, que buscará analisar as condições de infraestrutura de escolas das redes estaduais e municipais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. O trabalho consiste no levantamento sobre as condições de funcionamento de escolas selecionadas com a realização de visitas presenciais de auditores e técnicos dos Tribunais de Contas às unidades de ensino. A Operação Educação será feita em três dias e envolverá centenas de servidores dos Tribunais de Contas do país.

Em Mato Grosso, serão 45 escolas, sendo 9 em Cuiabá,  6 em Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Sorriso, e 3 em Sinop, Lucas do Rio Verde, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger. 

Nas visitas, serão verificados 193 itens, como a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula, quadras esportivas, e demais instalações prediais, além de questões ligadas à segurança e prevenção de incêndios e à higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino. A previsão é que a fiscalização dure entre 4 a 6 horas por unidade escolar.

A definição das escolas visitadas foi baseada em indicadores de criticidade quanto à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. A matriz de fiscalização utilizada pelos técnicos nas visitas contempla itens a serem vistoriados organizados nos seguintes grupos de informações: acessibilidade, estrutura e conservação da edificação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate à incêndio, alimentação, esporte e recreação e espaços pedagógicos.

Todas as informações serão reunidas em relatórios estaduais e nacional. O relatório nacional será divulgado na quinta-feira (27), às 14h, no TCE-SP, onde ficará concentrada a Operação Educação, sob a liderança do Instituto Rui Barbosa (IRB) com o apoio do Tribunal paulista e adesão dos demais Tribunais de Contas brasileiros.

A coordenação da Operação Educação em Mato Grosso está a cargo do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, por designação do conselheiro presidente José Carlos Novelli. 

Nesta segunda-feira (24), às 8h, o conselheiro Antonio Joaquim acompanha a equipe de fiscalização que atuará na EE Professora Maria Herminia Alves - Rua 101, quadra 89, CPA IV, em Cuiabá,.

active
Plugin