Página - TCE orienta 141 municípios para estratégias de imunização
TCE orienta 141 municípios para estratégias de imunização
Efeito de Onda
Página TCE orienta 141 municípios para estratégias de imunização

Crédito: Thiago Bergamasco
A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participou da Reunião Temática da Imunização, nesta terça-feira (12). Realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), o encontro reuniu gestores de todo o estado.
Na ocasião, foram abordados os desafios para implementação do direito à vacinação nos municípios e os aspectos jurídicos e atuação dos órgãos de controle. O presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, foi representado por sua equipe técnica, que apresentou o trabalho da Corte de Contas na área.
A secretária-executiva da Comissão, Flávia Bortot, relembrou uma série de ações realizadas ao longo de 2023, incluindo a realização de visitas técnicas e a emissão de notas recomendatórias para orientar os 141 municípios do estado acerca das estratégias de imunização.
“Em 2023, desenvolvemos a ferramenta Radar, que auxilia os municípios na visualização das informações relativas à cobertura vacinal. Em seguida, desenvolvemos um projeto para o avanço de estratégias na cobertura com capacitação das equipes que estão na ponta, fazendo o trabalho nas salas de vacinação dos municípios”, disse.
Já o presidente do Cosems-MT, Flávio Alexandre dos Santos, destacou o perfil orientativo assumido pelo TCE-MT nos últimos anos. “É com esse apoio que contamos e por isso pedimos ajuda para que juntos possamos melhorar nossos índices vacinais. O resultado será a redução de internações, de mortalidade dos cidadãos.”
A secretária de Saúde de Itaúba, Ana Paulo Tomim, por sua vez, ressaltou os obstáculos ainda enfrentados. “Por mais que a equipe tenha buscado inovações na área de vacinação, nós ainda enfrentamos algumas dificuldades, como as fake news, a falta de alguns imunobiológicos que acabam chegando com atraso, em um prazo muito curto.”
Ao reconhecer as fragilidades do setor, o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzo, explicou que, além do avanço em aspectos relacionados à produção, distribuição e fracionamento dos imunizantes, também é necessária uma mudança cultural entre a população.
“É preciso mudar o conceito sobre a responsabilização de quem dissemina fake news e quem faz um trabalho contra a saúde pública, porque isso é um tipo de crime contra a saúde pública. Precisamos de esforços do ponto de vista da ação e de esforços do ponto de vista da responsabilização”, pontuou.
Desta forma, para auxiliar os jurisdicionados na identificação de fragilidades e na busca por soluções para a saúde, o TCE-MT vem acompanhado estas discussões ao longo dos últimos meses.
“O Tribunal vem trabalhando junto com o Cosems-MT, com o estado e com os municípios, estabelecendo uma relação direta com quem atua diretamente na execução dessa política pública. A ideia é que possamos não só compreender as dificuldades, mas também auxiliar na implementação de melhorias”, concluiu Flávia.
Notícias para Você
Notícias para Você

20 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Vem aí o 1º festival do queijo de MT: AMM está no júri, saiba quando e onde
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa do 1º Festival do Queijo de Mato Grosso, em Cuiabá, de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. A AMM integra o corpo de jurados do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, representada por Nathacha de Carvalho, gestora d…

15 de Outubro de 2025 Destaques AMM
AMM apoia campanha Outubro Rosa com ações de sensibilização e conscientização
No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina voltada às colaboradoras da instituição com o tema: “Saúde da Mulher e Autonomia Feminina: Prevenção, Au…
