Página - Supremo veta financiamento eleitoral de empresas a partidos e políticos
Supremo veta financiamento eleitoral de empresas a partidos e políticos
Efeito de Onda
Página Supremo veta financiamento eleitoral de empresas a partidos e políticos
Crédito: Dorivan Marinho/SCO/STF
O Supremo Tribunal Federal declarou ontem, 17 de setembro, a inconstitucionalidade do financiamento de empresas a partidos e a candidatos em campanhas eleitorais. A decisão, tomada por oito votos a três, foi comemorada no Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff terá de decidir se veta ou sanciona uma lei aprovada pelo Congresso que prevê a possibilidade de doação empresarial em campanhas até o limite de R$ 20 milhões. A tendência é de que Dilma vete este item após decisão da Corte.
No julgamento de ontem, os ministros não chegaram a um consenso sobre quando a decisão do STF passa a valer. Enquanto o ministro Gilmar Mendes defendia a necessidade de definir o período, o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que não havia necessidade. Para Mendes, como está, a decisão atinge também eleições passadas.
Conforme especialistas, a decisão do STF atinge apenas a lei como ela estava até ontem. A minirreforma aprovada na Câmara é uma nova lei e valerá se for sancionada por Dilma. Ela só poderá ser anulada por uma nova ação no Supremo. Porém, juízes eleitorais poderão se negar a aplicar as decisões da Câmara com base na decisão do STF.
Mendes afirmou que poderá haver um pedido de questão de ordem, reabrindo a discussão. “Do contrário, corre o risco de colocar em xeque todas as eleições”, afirmou. No entanto, Lewandowski tem um entendimento distinto. Segundo o presidente do STF, a decisão “valerá daqui para frente e valerá para as eleições de 2016 e 2018”. Ele também refutou que qualquer nova iniciativa legislativa possa alterar a decisão.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
07 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Atuação da AMM em defesa da agricultura familiar será destaque em evento nacional no Espírito Santo
As ações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o fortalecimento das agroindústrias e dos serviços de inspeção municipal em Mato Grosso serão destaque no Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que será realizado de 12 a 15 de novembro, em Guarapari,…