Página - STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024
STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024
Efeito de Onda
Página STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024
Crédito: Prefeitura de Várzea Grande
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que estados e municípios devem garantir transporte público gratuito durante as eleições de 2024. Por unanimidade, o Supremo também pediu ao Congresso a aprovação de uma norma para regulamentar o direito. 

Pela decisão, caso os parlamentares não aprovem uma norma sobre o assunto, a regulamentação ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante as eleições do ano passado, o relator do caso e presidente do STF, Luís Roberto Barroso, atendeu ao pedido de liminar protocolado pela Rede Sustentabilidade e determinou que o transporte público fosse mantido nos dois turnos do pleito. Em seguida, a medida foi referendada pelo plenário.
A Corte julgou definitivamente o caso e entendeu que há "omissão constitucional" na falta de aprovação da gratuidade.
Para Barroso, o transporte público gratuito permite que toda a população possa participar do pleito. "Numa democracia, as eleições devem contar com a participação do maior número de eleitores e transcorrer de forma íntegra, proba e republicana", afirmou.
O presidente também afirmou que a atuação do Supremo se justifica diante da falta de lei sobre o assunto.
"Faço apelo ao legislador para que edite lei apta a sanar a referida omissão constitucional, de modo que seja assegurada a gratuidade de transporte gratuito coletivo urbano aos eleitores com frequência compatível com aquela compatível com os dias úteis", completou.
AGU
Durante o julgamento, o advogado-Geral da União substituto, Flávio José Roman, defendeu o acesso gratuito ao transporte e disse que a medida assegura a democracia no país.
"O custo de transporte para determinadas camadas sociais se apresenta com uma barreira ao exercício desse direito [votar]", argumentou.
A defensora pública Tatiana Melo Aragão Bianchini também defendeu a medida e comentou que a liberação do transporte público provocou a diminuição da abstenção de eleitores no segundo turno das eleições de 2022.
"Políticas públicas tendentes a permitir o maior comparecimento possível aos locais de votação a todas as classes sociais contribuem para o fortalecimento da democracia", concluiu.
Notícias para Você
Notícias para Você
28 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM fortalece a gestão municipal com nova edição do programa Itinerante
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai reunir prefeitos, vereadores e demais lideranças de seis municípios do Vale do Teles Pires na sexta edição do programa AMM Itinerante, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro Cultural de Alta Floresta. Participarão do even…
26 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Estande da AMM recebe prefeitos e visitantes na Expominério 2025
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa da 3ª edição da Expominério, um dos principais eventos do setor mineral do país, que teve início nesta quarta-feira (26) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O objetivo da iniciativa é discutir os desafios da mineração modern…