Página - STF decidirá se pisos salariais previstos em lei federal vale para servidores estaduais e municipais
STF decidirá se pisos salariais previstos em lei federal vale para servidores estaduais e municipais
Efeito de Onda
Página STF decidirá se pisos salariais previstos em lei federal vale para servidores estaduais e municipais

Crédito: Dorivan Marinho / STF
O pagamento, por parte de Estados e Municípios, de pisos salariais mediante lei federal será tema de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão da Suprema Corte impactará diretamente os cofres municipais e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha de perto a situação. A ação em julgamento é do Recurso Extraordinário (RE) 1416266, que teve repercussão geral reconhecida por unanimidade em Plenário Virtual (Tema 1250).
No caso concreto, a Justiça Federal de Pernambuco, ao julgar ação civil pública ajuizada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), determinou que o Município de Gravatá (PE) retificasse o edital de seleção pública para contratação de dentistas para constar o piso salarial da categoria previsto na Lei federal 3.999/1961. Posteriormente, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) derrubou essa decisão, sob o fundamento de que os entes federativos têm competência legislativa autônoma para fixar a remuneração de seu pessoal.
No RE, o CRO-PE alega que o TRF-5, ao afastar a aplicação do piso previsto na lei federal e fazer prevalecer a norma municipal, teria violado a competência privativa da União para legislar sobre organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões (artigo 22, inciso XVI, da Constituição Federal).
Relevância
Em sua manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, o relator, ministro Edson Fachin, frisou que a controvérsia tem relevância jurídica, política, econômica e social. A seu ver, a discussão é de interesse dos demais Municípios, dos Estados e do Distrito Federal, além de refletir na remuneração de inúmeros servidores públicos estaduais e municipais.
Fachin observou que há precedentes da Corte assentando que todos os entes federativos devem observar o piso salarial previsto na Lei Federal 3.361/1961. Por outro lado, em decisão recente, no RE 1361341, a Primeira Turma considerou indevida a imposição do piso nacional a servidores municipais estatutários.
Para o ministro, a questão ultrapassa os limites subjetivos da causa, especialmente em razão da necessidade de dar estabilidade aos pronunciamentos do STF e garantir aplicação uniforme da Constituição Federal.
Notícias para Você
Notícias para Você

01 de Outubro de 2025 Radar AMM
Minha Casa Minha Vida: cidades de MT têm até sexta para enviar propostas
Prefeituras de 55 municípios de Mato Grosso habilitados no programa Minha Casa Minha Vida têm até sexta-feira (03), para cadastrar propostas na plataforma TransfereGov. O prazo é para o envio das informações que garantem a participação na seleção de empreendimentos habitacionais voltados a c…

30 de Setembro de 2025 Destaques AMM
Mais de 80 municípios já aderiram à capacitação de bibliotecas; inscrições encerram hoje
Termina hoje o período de inscrições para o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso. A iniciativa é voltada a gestores municipais de cultura, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias cadast…
