Página - Sistema único de fiscalização será obrigatório a partir de 2017
Sistema único de fiscalização será obrigatório a partir de 2017
Efeito de Onda
Página Sistema único de fiscalização será obrigatório a partir de 2017
Crédito: Divulgação
Foi prorrogado para o final de 2016 o prazo para fase transitória da fiscalização do Simples Nacional. Até o final do ano, os Municípios podem utilizar alternadamente os procedimentos administrativos conforme sua legislação ou o Sistema Eletrônico Único de Fiscalização do Simples Nacional (Sefisc). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores municipais para os prazos de adequação.
A resolução 125/2015, que extende o período para vigorar o Sefisc, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de dezembro. Segundo a norma, para os fatos geradores ocorridos entre 1.º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2014, esses procedimentos administrativos só poderão ser efetuados fora do Sefisc até 31 de dezembro de 2016.
Já para os fatos ocorridos a partir de 1.º de janeiro de 2015, o prazo para utilização dos procedimentos administrativos dos Municípios encerra no dia 31 de dezembro de 2017. Essa mesma data marca o fechamento para todos os fatos geradores. Diante da extensão da fase transitória, a CNM alerta que nela só pode ser cobrado aquilo que em procedimento de fiscalização o Município constatar que não foi declarado pelo contribuinte.
Esclarecimentos aos gestores
No que diz respeito aos débitos relativos às informações prestadas no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), a entidade esclarece que até dezembro de 2014 já estão devidamente constituídos. Portanto, não cabe lançamento de ofício por parte das administrações municipais, estaduais e federal.
O PGDAS-D está disponível para os fatos geradores a partir de janeiro de 2012 e a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn) para os períodos de apuração até dezembro de 2011. Os gestores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a área de Finanças da CNM pelo e-mail:financas@cnm.org.br.
Notícias para Você
Notícias para Você
12 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Conexão CNM já conta com mais de 500 inscritos; garanta a sua vaga
A edição mato-grossense do Conexão CNM, que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, já registra mais de 500 inscrições de representantes de todas as regiões do estado. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento em Mato Grosso conta com o apoio institucional da As…
12 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM prepara edição histórica do Encontro de Prefeitos; lançamento será na próxima segunda-feira
Programado para o próximo mês de março, a edição 2026 do Encontro de Prefeitos promete ser a maior dos últimos anos. O lançamento oficial será no dia 17 de novembro, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, durante o Conexão CNM, programa de imersão e qualificação voltado à modernização da gestão…