Notícias
Sindicato pede apoio da AMM para estruturação da Empaer
Publicado em: 20 de julho de 2021
Fonte:Agência de Notícias da AMM com informações da Empaer

A construção da proposta de estruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer foi debatida nesta segunda-feira (19) durante reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios. As dificuldades da empresa pública foram apresentadas ao presidente da AMM, Neurilan Fraga, pelo prefeito de Rosário Oeste, Alex Steves Berto, e por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso – Sinterp MT, que pediram apoio da instituição  para a sensibilização do Governo do Estado visando a continuidade dos serviços de assistência aos municípios. 

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que é engenheiro agrônomo, destacou a importância da empresa para a assistência técnica e pesquisa em todo o estado. “A Empaer sempre desenvolveu um trabalho muito importante de apoio aos produtores rurais e ao fortalecimento da agricultura familiar, que é  a principal atividade de cerca de 150 mil famílias em Mato Grosso”, assinalou.

O prefeito de Rosário Oeste, Alex Steves Berto, que já foi diretor administrativo da Empaer, também ressaltou o alcance da empresa  no meio rural. “Buscamos a parceria da AMM, uma instituição municipalista, considerando a importância da Empaer para a Baixada Cuiabana e todo o estado de Mato Grosso”, ressaltou.

Em documento entregue ao presidente da AMM, o presidente do Sinterp – MT, Pedro Carlotto, expôs que a Empaer está enfrentando grandes desafios, como a proposta de extinção, a demissão de empregados, a falta de recursos para estruturação física e manutenção das atividades, entre outros problemas. “A Empaer é uma empresa social e precisa ser estruturada para continuar a atender a demanda de milhares de famílias de agricultores familiares em Mato Grosso”, afirmou.  

A reunião na AMM também contou com a presença do vice-presidente do Sinterp- MT, Gilmar Brunetto, e da diretora geral do sindicato, Denise Gutterres.

Empaer - A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural foi instituída em 1992.  Foi criada como uma sociedade de economia mista, vinculada à Seder. Hoje a Empaer é uma empresa pública do Estado de Mato Grosso, com personalidade jurídica instituída pela Lei Complementar nº 461 de 28 de dezembro 2011 e vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). A empresa trabalha ao lado dos agricultores familiares, incentivando boas práticas rurais e difundindo novas tecnologias para gerar e garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental da família rural.

Tags: Empaerapoioagricultura familiar
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Marco Regulatório
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Novidades