Página - Setembro começa com pautas decisivas para os municípios no Congresso Nacional
Setembro começa com pautas decisivas para os municípios no Congresso Nacional
Efeito de Onda
Página Setembro começa com pautas decisivas para os municípios no Congresso Nacional

Crédito: Marcos Oliveira - Agência Senado
O segundo semestre avança, mas alguns projetos importantes para os municípios continuam em compasso de espera no Congresso Nacional. Entre as prioridades para setembro estão a votação da proposta que estabelece o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março, a regulamentação da Reforma Tributária e a PEC da Sustentabilidade Fiscal.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que define a transferência extra de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a cada mês de março, aguarda a instalação da Comissão Especial na Câmara dos Deputados. A medida é considerada fundamental para garantir novos recursos às prefeituras, possibilitando tanto o atendimento às demandas da população quanto a compensação das perdas provocadas pela ampliação da faixa de isenção na reforma do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Caso aprovada, a proposta terá caráter permanente e representará a transferência de aproximadamente R$ 13 bilhões anuais aos municípios brasileiros. O recurso contribuiria para que os municípios alcançassem maior equilíbrio fiscal. Em 2024, 54% das prefeituras do país encerraram o ano no vermelho, acumulando um déficit de R$ 33 bilhões, o pior resultado fiscal já registrado.
Os líderes municipalistas e prefeitos de todo o país estão na expectativa, ainda, da regulamentação da Reforma Tributária, aprovada em 2023. Os municípios também buscam garantir um acordo para a composição do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), que vai administrar a arrecadação do imposto que vai substituir o ISS e o ICMS.
A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, também conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal, está sendo aguardada por prefeitos de todo o país. O projeto, que aguarda a votação em segundo turno no Senado, institui limite para o pagamento de precatórios pelos municípios e abre novo prazo de parcelamento especial de débitos O texto foi aprovado em primeiro turno em julho, com 62 votos favoráveis e quatro contrários. Se aprovada em segundo turno pelo Plenário do Senado, a proposta será promulgada e transformada em emenda constitucional.
Mobilização – Para pleitear o avanço dos projetos no Congresso, gestores municipais de todo o país vão participar de uma mobilização municipalista nos dias 9 e 10 de setembro, em Brasília. A iniciativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que vai liderar os gestores na concentração no Congresso Nacional e em reunião com parlamentares.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você

20 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Vem aí o 1º festival do queijo de MT: AMM está no júri, saiba quando e onde
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa do 1º Festival do Queijo de Mato Grosso, em Cuiabá, de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. A AMM integra o corpo de jurados do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, representada por Nathacha de Carvalho, gestora d…

15 de Outubro de 2025 Destaques AMM
AMM apoia campanha Outubro Rosa com ações de sensibilização e conscientização
No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina voltada às colaboradoras da instituição com o tema: “Saúde da Mulher e Autonomia Feminina: Prevenção, Au…
