Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Setas conhece serviço de acolhimento e projetos de inclusão de Nortelândia

Setas conhece serviço de acolhimento e projetos de inclusão de Nortelândia

Efeito de Onda

Página Setas conhece serviço de acolhimento e projetos de inclusão de Nortelândia

  • 22/10/2015 às 09:16

Fonte: Assessoria Setas-MT

Crédito: Jana Pessoa

Conhecer projetos de inclusão produtiva, economia criativa, capacitação para a agricultura familiar e o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abandono. Esses foram alguns dos propósitos da visita da equipe gestora da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) ao município de Nortelândia (a 253 km de Cuiabá). 
O secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda; e as adjuntas de Trabalho e Emprego, Ivone Rosset; Cidadania, Alda Attílio; e Assistência Social, Marilê Ferreira, conheceram o Projeto Japuíra, que reúne 25 mulheres para a confecção de calças. As mulheres contam com total apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social. 
Em seguida a equipe da Setas conheceu o Centro de Capacitação e Difusão Tecnológica da Agricultura Familiar, construído no PA Raimundo da Rocha (Assentamento Barreirão) com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

De acordo com o prefeito Neurilan Fraga, a escola foi construída com o objetivo de transformar a agricultura familiar local e regional com a transferência de conhecimentos específicos aos proprietários rurais, ajudando-os a desempenhar melhor suas atividades e, consequentemente, impulsionando a economia no campo. 
A programação encerrou no Lar da Criança e Adolescente de Nortelândia, fundado em julho de 2008. O prédio onde funciona o lar pertence à Diocese de Diamantino, que mantém um termo de cessão de uso com a prefeitura. Atualmente, 12 crianças com idades entre três meses e 15 anos estão abrigadas de acordo com a coordenadora voluntária da entidade e secretária municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Martins Perón. As instalações abrigam ainda o Centro de Referência de Assistência Social do Município (Cras). 
Pelo processo de regionalização do sistema de acolhimento implementado pela Setas, Nortelândia foi escolhido como um dos municípios sede nesta primeira etapa, além de Cláudia (a 571 km de Cuiabá), Porto Alegre do Norte (a 986 km) e Chapada dos Guimarães (a 67 km). 
Para a escolha dos municípios foram feitos estudos detalhados, levando em conta os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como: a população da cidade onde será realizado o investimento na Casa Lar, a incidência de casos de acolhimento e a distância dos municípios entre as sedes de acolhimento – tanto em quilometragem quanto tempo de deslocamento. 
A partir desta visita, explicou o secretário Valdiney de Arruda ao final da programação, a equipe gestora da Setas vai avaliar qual a instrumentalização que o Estado poderá oferecer ao município para fortalecer as boas práticas de inclusão social e produtiva realizadas pela prefeitura. “Percebemos um grande potencial para a economia criativa e também para a piscicultura, lapidação e agricultura familiar. Queremos fortalecer a inclusão socioprodutiva na região e vamos buscar parceiros para isso”, afirmou o secretário. Para isso estudos serão realizados pelas secretarias adjuntas de Trabalho e Emprego e Cidadania. 
Quanto ao serviço de acolhimento, a Setas vai destacar uma equipe para a nova visita técnica ao município com a finalidade de verificar a contrapartida da prefeitura no processo de regionalização. O prefeito Neurilan Fraga, que também é presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), ressaltou a importância da presença da equipe da Setas para conhecer as iniciativas da gestão municipal em busca da inclusão social e produtiva e futuras parcerias que apoiem a retomada do desenvolvimento, não só de Nortelândia mas de toda a região. 

Setas-MT
Nortelândia
social
active
Plugin