Notícias
Seminário debate desafios da assistência social para 2017
Publicado em: 16 de fevereiro de 2017
Fonte:Agência de Notícias da AMM

A falta de recursos para desenvolver políticas públicas na área da assistência social foi um dos assuntos debatidos nesta quinta-feira (16) durante seminário promovido pela Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso – APDM. O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, em Cuiabá, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre primeiras-damas, gestores e técnicos da assistência social.

A presidente da APDM, Bethânia Benedita da Cruz, disse que se reuniu com representante do ministério do Desenvolvimento Social - MDS, em novembro passado, para viabilizar a liberação de recursos para os municípios mato-grossenses. Os recursos estavam atrasados, o que estava prejudicando o desenvolvimento de várias ações de atendimento à população. A gestora destacou que a Associação convidou um representante do MDS para participar do seminário visando a orientar e esclarecer as dúvidas das primeiras-damas e equipes, considerando que dezenas de municípios passaram a contar com novos gestores nesta gestão.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, destacou a importância da assistência social, que enfrenta muitos desafios, principalmente a falta de recursos financeiros. Ele ressaltou que os municípios precisam do apoio governamental para os programas de geração de renda. “Precisamos levantar a bandeira do reconhecimento do trabalho da ação social, que recebe recursos insignificantes de programas e ainda com atraso. É necessária uma atenção diferenciada para a ação social”, assinalou.

O secretário de estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, disse que os municípios serão beneficiados com um programa de transferência de renda. Russi pediu apoio das primeiras-damas para desenvolver ações nos municípios e destacou que os indicadores de Mato Grosso ainda são preocupantes. “Temos o menor IDH do Centro-Oeste, abaixo da média nacional. Precisamos avançar nos indicadores sociais”, ponderou Russi. 

O representante do ministério do Desenvolvimento Social, André Yosan, frisou que é preciso diferenciar assistência social de assistencialismo, que são conceitos completamente distintos. Enquanto a assistência social representa política pública, que viabiliza direitos, o assistencialismo presta serviço à população como se fosse favor, reforçando a dependência do estado. “É preciso romper com o assistencialismo nos municípios”, assinalou.

Yosan, que proferiu palestra sobre a Gestão da Política de Assistência Social em 2017, orientou os gestores que os municípios só recebem recursos federais se tiverem conselho, plano e fundo de assistência social. Além disso, é necessária a prestação de contas pelos entes federados.

Participaram também do evento a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Singlair Musis, o secretário-adjunto de Cidadania da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, José Rodrigues, a superintendente estadual de Políticas para Mulheres, Izabel Silveira, o vice-presidente do CRC, Manoel Silva, o diretor da Associação dos Municípios do Araguaia, Paulo Avelar, entre outros.

PROGRAMAÇÃO 

DIA: 16/02/2017

Horário

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTE

Função

Órgão

8:00 ás

8:30 h.

Credenciamento dos Municípios

 

APDM/AMA

8:30 ás 9:00h.

Abertura Solene – COMPOSIÇÃO DE MESA

 

 

 

9:00 ás

9:15 h

Palestra: APDM – fortalecendo a Gestão Social dos Municípios

 

Leticia Monteiro de A. Albuquerque

 

Assistente Social

 

APDM

 

9:15 ás

11:30 h

 

Palestra: Gestão da Política de Assistência Social em 2017

André Yosan

Coord. Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social

 

 

MDS

11:30 ás

12:00 h

Debate

12:00 ás

13:00 h

Intervalo para Almoço

 

 

13:00 ás

13:30 h

Palestra: O Papel do COEGEMAS na Politica de Assistência Social 

 

Keli Paniago

 

Presidente

 

COEGEMAS

 

 

13:30

Às

14:15

 

 

Palestra: Recursos da Assistência Social

Contadoras:

Cristina Caputi

 

 

 

Wandernéia Brito

 

Analista desenvolvimento Econômico e Social

 

Assessora Técnica

 

 

SETAS

 

 

 

SETAS

14:15 ás

14:30

Debate

 

14:30 ás

15:00

   

Palestra: A importância dos Conselhos de Direitos na política de Assistência.

 

José Rodrigues Rocha Junior

 

Ex: Presidente do CONGEMAS

 

Advogado

 

 

15:00 ás 

15:15 h

 

Palestra: Arrecadações de recursos através dos Fundos Municipais dos Conselhos Direito

Fátima Dragoni

Coordenadora do Programa de Voluntariado Classe Contábil

 

 

 

CRC/MT

15:15  ás

16:00 hs

Eleição da APDM

16:00

Encerramento com Coffe Break

               

 

Tags: Seminário APDM Assistência Social
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades