Notícias
Santo Antônio do Leste cresce no ranking do índice de gestão fiscal dos municípios
Publicado em: 29 de maio de 2020
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Conforme classificação realizada através do Tribunal de Contas do Estado de Mato grosso, o Município de Santo Antônio do Leste realizou upgrade do 96º lugar no ano de 2012, para 8º lugar no ano de 2018, que foi o último ano de emissão da planilha de ranking, devido o levantamento de informações necessárias.

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso desenvolveu o Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios, baseado nos cálculos formulados pelo FIRJAN, cujo objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação de recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios. Essas informações são extraídas do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas – APLIC.

O IGFM é composto por 6 índices conforme descritos a seguir:
- IGFM Receita Tributária Própria : referente a capacidade de arrecadação de cada município.
- IGFM Despesa com Pessoal : representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento.
- IGFM Liquidez : responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.
- IGFM Investimentos : acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida.
- IGFM Custo da Dívida : avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
- IGFM Resultado Orçamentário do RPPS : avalia o quanto o fundo de previdência do município é superavitário ou deficitário.

Segue link do índice abaixo:

https://bi.tce.mt.gov.br/analytics/saw.dll?dashboard

Tags: Santo Antônio do Leste ranking gestão fiscal
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades