Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Reunião urgente pode declarar zika como uma emergência internacional

Reunião urgente pode declarar zika como uma emergência internacional

Efeito de Onda

Página Reunião urgente pode declarar zika como uma emergência internacional

  • 01/02/2016 às 08:42

Fonte: Agência CNM, com informação da Agência Estado

Crédito: Prefeitura de Mirassol D'Oeste

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta segunda-feira, 1.º de fevereiro, em caráter de urgência para avaliar se declara o zika vírus uma emergência internacional. Assim haveria recomendação a todos os governos do mundo realizar uma vigilância máxima contra o mosquito vetor. A entidade reúne os maiores cientistas sobre o tema, entre eles o brasileiro Pedro Vasconcelos, do Instituto Evandro Chagas. A constatação é a de que o vírus poderia ser uma "emergência de saúde de preocupações internacionais".
Até hoje, apenas as doenças H1N1, pólio e Ebola receberam tal status. A partir de agora, a OMS vai lançar um apelo internacional por recursos para financiar novas pesquisas. Mas, de forma imediata, a entidade vai sugerir uma série de medidas para tentar conter o mosquito e a proliferação do mosquito.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, indicou que dificilmente haverá uma restrição de viagens ao Brasil. O que ela espera, porém, é que um padrão internacional de resposta seja dado e que impeça governos de "exagerar" em medidas que possam punir os países afetados pelo vírus.
Alta contaminação

Fontes na OMS admitem que, em poucos meses, o vírus passou de "suave" para "alerta" e o zika já está em Grau 2 de emergência, numa escala de zero a três.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas poderiam ser contaminadas pelo vírus em 2016 nas Américas. Mas a OMS hesita em chancelar a projeção.

 

CNM
Aedes aegypti
mobilização
active
Plugin