Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Reunião com Agência de Nacional de Mineração trata de atrasos nos repasses da Cfem

Reunião com Agência de Nacional de Mineração trata de atrasos nos repasses da Cfem

Efeito de Onda

Página Reunião com Agência de Nacional de Mineração trata de atrasos nos repasses da Cfem

  • 14/08/2023 às 09:08
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Agência CNM

Crédito: ZJ Mineração e Planagem

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram reunidos  com o Superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Daniel Pollack, para mostrar preocupação com o atraso nos repasses da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). O encontro ocorreu na quinta-feira, 10 de agosto.

Os repasses aos Municípios que acessam os recursos como impactados não está ocorrendo com  a mesma regularidade de anos anteriores no decorrer deste exercício, diferentemente das transferências aos Entes produtores que têm ocorrido normalmente. A motivação se dá por conta de dispositivos da Lei 14.514/2022.  A CNM ressalta que os Municípios que estão na condição de afetados dependem da publicação de um decreto da Presidência da República que estabelece o percentual de distribuição da Cfem. 

Segundo o superintendente, a ANM não tem autonomia para ações antes da edição do ato normativo e que cabe ao Ministério de Minas e Energia a devida regulamentação de dispositivo da legislação. Dados da ANM demonstram que atualmente estão represados para distribuição aos entes afetados cerca de R$ 270 milhões, o que tem provocado o descontrole do planejamento orçamentário e financeiro e atrasos nos investimentos dos Municípios.

Ofício

Preocupada com a situação dos Municípios, a CNM já encaminhou ofício ao Ministério de Minas e Energia (MME) em que manifestou a necessidade de regulamentação do disposto no art. 14 da Lei 14.514/2022. O dispositivo determina que o “Decreto do Presidente da República estabelecerá o percentual de distribuição entre as hipóteses previstas da parcela de que trata o inciso VII do § 2º deste artigo, facultada delegação à Agência Nacional de Mineração (ANM) da definição da forma e dos critérios de cálculo da parcela”. 

Em resposta aos questionamentos da Confederação, a Pasta informou que o assunto está em discussão no âmbito do MME. Além do representante da ANM, o encontro com a Confederação também contou com as presenças de representantes da Associação dos Municípios Mineradores (Amig) e do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM).

Cfem
mineração
finanças
active
Plugin