Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Resolução estabelece cronograma da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Resolução estabelece cronograma da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Efeito de Onda

Página Resolução estabelece cronograma da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

  • 16/01/2017 às 09:30

Fonte: Agência CNM

Crédito: Freepik

O Conselho Nacional de Saúde divulgou o cronograma da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). A medida consta da Resolução 539/2016, e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 13 de janeiro.
A Confederência tem, entre os objetivos, propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e fortalecer os programas e as ações de vigilância em saúde. Além disso, busca-se definir o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde.

Cronograma

A CNVS terá abrangência nacional. Serão promovidas etapas preparatórias municipais, estaduais e nacional, bem como conferências livres. A etapa municipal ocorrerá entre os dias 22 de junho e 31 de agosto. A estadual será realizada de 1 de setembro a 21 de outubro. A etapa nacional vai ser promovida de 21 a 24 de novembro.
As etapas preparatórias às conferências municipais e estaduais poderão ser realizadas até o início das referidas etapas. A publicação estabelece, ainda, que as unidades federativas poderão, em acordo com os Municípios, antecipar a realização da etapa estadual, desde que seja comunicado à Comissão Organizadora Nacional da Confederência.

Importância da Vigilância em Saúde para os Municípios

A ‘vigilância em saúde’, entendida como uma ‘proposta de ação’ e uma ‘área de práticas’, apresenta as seguintes características: intervenção sobre problemas de saúde que requerem atenção e acompanhamento contínuos; adoção do conceito de risco; articulação entre ações promocionais, preventivas, curativas e reabilitadoras; atuação intersetorial; ação sobre o território; e intervenção sob a forma de operações. É o que apontam os autores Paim e Almeida Filho, 2000), em  Crise da Saúde Pública e a Utopia da Saúde Coletiva.
Essas propostas e área de prática devem ser contempladas no Plano Municipal de Saúde, documento que os Municípios deverão construir e aprovar no primeiro semestre de 2017.

Veja a publicação aqui.

Conselho Nacional de Saúde
saúde
evento
active
Plugin