Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Representantes de 18 municípios participam de curso de Descentralização da Gestão Ambiental

Representantes de 18 municípios participam de curso de Descentralização da Gestão Ambiental

Efeito de Onda

Página Representantes de 18 municípios participam de curso de Descentralização da Gestão Ambiental

  • 11/03/2019 às 14:00

Fonte: Sema-MT

Crédito: Edson Cavalari

Oitenta profissionais de meio ambiente participaram do curso de Descentralização de Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entre os dias 25 de fevereiro e 1° de março, em Cuiabá.

O curso teve representantes de 18 municípios de diferentes regiões de Mato Grosso e foi voltado prioritariamente para o corpo técnico das secretarias municipais e consórcios públicos intermunicipais que atuarão na educação ambiental, no licenciamento e na fiscalização das atividades de impacto local de competência dos municípios.

“Com a descentralização é possível reduzir custos e levar serviços de licenciamento e fiscalização à populações mais distantes. Facilita e agiliza o processo para os empreendedores que moram em municípios afastados dos maiores centros”, destacou a secretaria de meio ambiente Mauren Lazzaretti sobre a importância dos treinamentos realizados pela Sema.

A abertura ocorreu no auditório do parque estadual Massairo Okamura. Os participantes também realizaram visitas e aulas de campo como forma de aprimorar o conhecimento em quatro pontos diferentes: Duplicação viária da MT-010, Loteamento condomínio Villa Jardim, Pesque pague recreativo Chapéu do Sol e Indústria Root Brasil Agronegócios S/A.

Com carga horária de 40 horas, o curso de descentralização foi realizado em atendimento ao Art. 13 da Resolução 85/2014-CONSEMA/MT que estabelece que “caberá ao órgão ambiental à capacitação dos técnicos e gestores municipais para fomentar e apoiar as atividades de licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental no âmbito local de competência municipal”, em consonância com a lei Complementar nº 140 de 08/12/2011.

Sema
Meio Ambiente
Capacitação
active
Plugin