Página - Receita libera aos Municípos lista de empresas para opção pelo Simples Nacional
Receita libera aos Municípos lista de empresas para opção pelo Simples Nacional
Efeito de Onda
Página Receita libera aos Municípos lista de empresas para opção pelo Simples Nacional
Crédito: Divulgação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que a partir da próxima quarta-feira, 7 de outubro, a Receita Federal do Brasil (RFB) vai disponibilizar o arquivo com a relação de todos os estabelecimentos comerciais localizados nos Municípios e registrados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A divulgação é importante para que os Entes possam atualizar a situação das empresas e garantir mais receitas aos cofres municipais.
A partir do arquivo, os Municípios devem verificar as possíveis pendências fiscais ou cadastrais dos contribuintes. A Lei Complementar 123/2006 estabelece que não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a Microempresa (ME) ou a Empresa de Pequeno Porte (EPP) que possua débito com as Fazendas Públicas Municipal.
Após análise, o Município deverá construir um arquivo com a relação das empresas com irregularidades e encaminhar à RFB a partir de 14 de outubro. Essa será a data em que estará disponível o aplicativo para Upload. Também é recomendável que o Município encaminhe o arquivo antes do início do agendamento da opção das empresas, que começa no dia 3 de novembro. Após o envio o Município poderá atualizar o arquivo quantas vezes forem necessárias, à medida que as empresas regularizem suas situações.
Pendências
O Município que não enviar à RFB a relação de CNPJ com pendências terá confirmado o agendamento da solicitação de opção para 2016 dessas empresas, mesmo que possuam débitos. Nesse caso, a confirmação de agendamento não poderá ser desfeita, exceto por exclusão de ofício. Já nas situações em que o Município encaminhar as informações para RFB, se houver pendências no momento que o contribuinte for efetuar sua solicitação de opção pelo Simples, elas serão apresentadas ao contribuinte e o agendamento não será aceito.
Dessa forma, o contribuinte deverá regularizar as pendências que foram identificadas e proceder a um novo agendamento. Caso as pendências não sejam regularizadas até o fim do prazo do agendamento, a empresa ainda poderá solicitar a opção em janeiro e fazer a regularização até o último dia útil deste mês.
Agendamento
O agendamento é um serviço que objetiva facilitar o processo de ingresso no Simples Nacional. Ele possibilita ao contribuinte manifestar o interesse pela opção para o ano subsequente, antecipando as verificações de pendências impeditivas ao ingresso no regime. Com isso, o contribuinte poderá dispor de mais tempo para regularizar as pendências que foram identificadas.
A funcionalidade vai estar disponível no período de 3 de novembro a 30 de dezembro deste ano no Portal do Simples Nacional, no serviço “Agendamento da Solicitação da Opção pelo Simples Nacional”, item “Simples/Serviços”. Não haverá agendamento para opção pelo SIMEI e para empresas em início de atividade.
Arquivo
A Receita vai disponibilizar o arquivo para cada Unidade da Federação e Município na pasta TO\2016 do aplicativo Transfarqs do portal do Simples Nacional. Será possível acompanhar e consultar o envio dos arquivos pelo ente federado.
Para isso, foi criada uma consulta por CNPJ no serviço “Verificação de Pendências – Agendamento e Opção” > “Upload de Arquivos de Pendências para o Agendamento e Opção”. A consulta por CNPJ retorna a lista de arquivos enviados pelo ente com data e hora de recepção e a informação se o CNPJ constou ou não em cada arquivo. Esse tipo de consulta foi criado com o objetivo de auxiliar na análise dos arquivos transmitidos e estará disponível no final de outubro/2015.
A CNM ressalta a importância do arquivo. Ele é enviado pelos entes e utilizado para evitar o ingresso no Simples Nacional de empresas que possuam pendências, não servindo para exclusão. Se a empresa já é optante, continuará optante, a menos que seja excluída por algum ente, observados os procedimentos próprios estabelecidos na legislação.
Para mais informações veja a Nota Técnica elaborada pela CNM
Confira o cronograma sobre a troca de arquivos entre os Entes Federativos:
|
Ação |
Data |
Responsável |
Observação |
|
Disponibilizar arquivos com CNPJ do cadastro |
07/10/2015 |
RFB |
O arquivo será disponibilizado no menu Transferência de Arquivos > Download de Arquivos > TO > 2016, com todos os CNPJ (matriz e filiais) da base da RFB que estão localizados naquele ente federado, exceto os baixados e nulos. |
|
Enviar arquivos com CNPJ vedados por meio do APLICATIVO DE UPLOAD para ser utilizado no agendamento |
14/10/2015 a 29/12/2015 |
Entes Federados |
O prazo final será 23h59min (horário de Brasília) do dia 29/12/2015 |
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…