Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Proposta que restringe cargos comissionados na administração pública está na pauta da CCJ

Proposta que restringe cargos comissionados na administração pública está na pauta da CCJ

Efeito de Onda

Página Proposta que restringe cargos comissionados na administração pública está na pauta da CCJ

  • 27/10/2015 às 11:24

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Senado

Crédito: Rodolfo Stuckert

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado vai analisar nesta quarta-feira, 28 de outubro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe a quantidade de cargos em comissão na administração pública.

O texto original da PEC 110/2015, do senador Aécio Neves (PSDB-MG), diz que os comissionados não podem superar 10% dos efetivos. No entanto, uma emenda apresentada pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) sugere uma segmentação de percentuais de cargos em comissão. Ela foi acatada pelo relator Álvaro Dias (PSDB-PR).

De acordo com a emenda, os cargos em comissão não podem superar 10% no âmbito da União; 20% nos Estados e no Distrito Federal e 30% nos Municípios. Ao menos a metade desses cargos em comissão caberá a ocupantes de cargo efetivo. As regras não se aplicam aos casos de assessoramento direto a detentores de mandato eletivo, a ministros de Estado e a secretários de estaduais, distritais e municipais.

Também está na pauta da CCJ do Senado esta semana a PEC 26/2012, que torna obrigatória a aplicação de recursos em Segurança Pública, como ocorre com a Educação e a Saúde.

Senado
administração
servidores
active
Plugin