Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Proposta inclui normas de sustentabilidade nos planos diretores dos municípios

Proposta inclui normas de sustentabilidade nos planos diretores dos municípios

Efeito de Onda

Página Proposta inclui normas de sustentabilidade nos planos diretores dos municípios

  • 02/03/2017 às 08:49

Fonte: Agência Câmara Notícias

Crédito: Rodolfo Stuckert

A Câmara está analisando proposta (projeto de lei 4095/2012) que altera o Estatuto das Cidades para definir no plano diretor dos municípios normas gerais e critérios básicos de sustentabilidade. Pelo texto, as cidades deverão definir em seus planos diretores normas para garantir a permeabilidade do solo, a mobilidade urbana e o uso racional da água e da energia elétrica. A proposta também garante diminuição de impostos para os prédios que atenderem os quesitos de diminuição do impacto ambiental.

O autor do projeto, deputado Bohn Gass, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que as grandes cidades sofrem hoje com as enchentes, que são causadas principalmente porque o solo foi impermeabilizado com calçamentos inadequados. O deputado explicou que a sustentabilidade se baseia justamente no aproveitamento máximo dos recursos naturais.

"Nós podemos ter edificações que aproveitem o calor que vem gratuitamente da natureza, que é o sol ou o vento. A sustentabilidade significa exatamente isso: nós termos edificações, construções aproveitando energia solar, energia eólica, aproveitamento e reaproveitamento da água. A água captada das chuvas, para você não pagar caro uma água tratada para usar para lavar carro, para fazer irrigação ou para ir para o vaso do banheiro."

A proposta que inclui no plano diretor das cidades normas de sustentabilidade já foi aprovada nas Comissões de Meio Ambiente; Desenvolvimento Urbano; e Finanças e Tributação. Agora, espera parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

Câmara dos Deputados
meio ambiente
sustentabilidade
plano diretor
active
Plugin