Página - Promulgada Lei que beneficia a pecuária leiteira em Mato Grosso
Promulgada Lei que beneficia a pecuária leiteira em Mato Grosso
Efeito de Onda
Página Promulgada Lei que beneficia a pecuária leiteira em Mato Grosso
Crédito: José Medeiros
Promulgada esta semana, a Lei nº 570/2015 que prevê o tratamento tributário diferenciado nas operações internas de leite cru, oriundos de produtor rural com destino a estabelecimentos industriais e cooperativos. De autoria do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), o projeto de lei foi vetado pelo Executivo e teve o veto nº32/13 derrubado pelo plenário da Assembleia Legislativa- ALMT, na sessão do dia 26 de agosto de 2015.
A lei prevê que o produtor rural, nas operações de saída interna do leite cru, fica dispensado da emissão de nota fiscal, desde que o transporte seja realizado pelo próprio produtor ou transportador credenciado junto ao destinatário, sem desvirtuar a cobrança dos créditos legalmente exigidos, uma vez que o pagamento fica para o final da cadeia produtiva.
De acordo com o deputado Zé domingos, a dispensa da emissão da nota tornará o processo de transporte de lei cru menos burocrático e mais sustentável para o pequeno produtor.
O deputado salienta que esta Lei é de extrema importância para os pequenos produtores rurais ja que a produção de leite em Mato Grosso é uma atividade realizada quase que exclusivamente por agricultores familiares, que muitas vezes ficam impedidos de desenvolverem e ampliarem suas atividade, em função das tantas obrigações fiscais a eles impostas.
O deputado Zé Domingo vem buscando mecanismos para melhorar as condições de escoamento, trabalho, manejo e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
“Apoiar esta classe é fundamental. Eles são responsáveis por grande parte do desenvolvimento do nosso Estado”, afirma José Domingos Fraga.
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Mais Médicos Especialistas: prazo para adesão dos municípios termina neste domingo
O prazo para que gestores municipais e estaduais solicitem ajustes ou façam a adesão ao projeto Mais Médicos Especialistas termina neste domingo, 25 de janeiro. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar a qualificação de médicos especialistas em e…
22 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Municípios podem aderir a programa federal que amplia rede de proteção alimentar
Segue até 31 de janeiro o prazo para que os municípios manifestem interesse em aderir à Estratégia Alimenta Cidades, que visa ampliar a rede de proteção alimentar nos centros urbanos de todo o país. O novo ciclo do programa federal, batizado de Alimenta Cidades +1000, prevê a ampliação da po…