Página - Promotor do Ministério Público afirma que recursos para a Saúde têm diminuído
Promotor do Ministério Público afirma que recursos para a Saúde têm diminuído
Efeito de Onda
Página Promotor do Ministério Público afirma que recursos para a Saúde têm diminuído
Crédito: Anderson Acendino
Promotor do Ministério Público do Distrito Federal, Jairo Bisol deu fortes declarações sobre a Saúde, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Bisol disse que os recursos destinados ao setor diminuem progressivamente. Além disso, afirmou que a judicialização da Saúde, problema frequentemente debatido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é resultado da falta da má gestão política.
Bisol fez um alerta: a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras) não tem condições financeiras de cumprir acordos comerciais com o Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB). E isso pode prejudicar a transferência de tecnologia acordada entre as partes e que está prevista para ser concretizada em 2022.
Em relação à judicialização, ele destacou: "é produto da não efetivação da política pública. Essa não efetivação não é culpa da falta de vontade do Ministério da Saúde, por exemplo. Isso ocorre, na verdade, por que nesses mais de 20 anos de SUS [Sistema Único de Saúde], o Ministério da Saúde não é a força hegemônica."
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Mais Médicos Especialistas: prazo para adesão dos municípios termina neste domingo
O prazo para que gestores municipais e estaduais solicitem ajustes ou façam a adesão ao projeto Mais Médicos Especialistas termina neste domingo, 25 de janeiro. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar a qualificação de médicos especialistas em e…
22 de Janeiro de 2026 Destaques AMM
Municípios podem aderir a programa federal que amplia rede de proteção alimentar
Segue até 31 de janeiro o prazo para que os municípios manifestem interesse em aderir à Estratégia Alimenta Cidades, que visa ampliar a rede de proteção alimentar nos centros urbanos de todo o país. O novo ciclo do programa federal, batizado de Alimenta Cidades +1000, prevê a ampliação da po…