Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Projeto que propõe mudanças no Minha Casa, Minha Vida passa por audiência pública

Projeto que propõe mudanças no Minha Casa, Minha Vida passa por audiência pública

Efeito de Onda

Página Projeto que propõe mudanças no Minha Casa, Minha Vida passa por audiência pública

  • 19/10/2023 às 08:35

Fonte: Agência CNM

Crédito: Prefeitura de Poconé

Em tramitação no Senado Federal, o Projeto de Lei 3.481/2019, que propõe modificações no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), passou por audiência pública nesta terça-feira, 17 de outubro. O PL propõe a inclusão de sistemas construtivos na modalidade palafitas com a utilização de madeira biossintética reciclável ou madeira certificada e essas unidades habitacionais devem incluir microssistemas de tratamento de esgoto sanitário e água, utilização de sistemas de geração de energia limpa e de comunicação.

A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou os debates que foram promovidos pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), do Senado. Durante a audiência, o presidente da CDR, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), adicionou à pauta a preocupação de vários Municípios com as seleções PMCMV na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ciclo 2023. 

O senador questionou a representante do Ministério das Cidades, presente no debate, sobre o impacto da exclusão dos Municípios com população de menor porte até 50 mil habitantes. Marcelo Castro também manifestou contrariedade à decisão proposta pela Casa Civil de não selecionar nenhum Município com população inferior a 50 mil habitantes no processo em andamento nesta modalidade.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem atuado junto à Casa Civil e ao Ministério das Cidades na defesa dos interesses municipais e se manifestando contrária, caso esta decisão seja mantida pela Casa Civil. Isso porque, na abertura do chamamento público deste ano, o governo federal mobilizou todos os Municípios a submeterem propostas e demandou esforços e investimentos técnicos, sociais  e financeiros, por exemplo, o pagamento da taxa correspondente aos custos operacionais de enquadramento da proposta à Caixa e padrão urbanístico dos terrenos. A CNM entende que não caberia nenhuma mudança nas regras durante o processo de seleção.

A CNM já manifestou preocupação por meio de ofícios, porém a Casa Civil e o Ministério das Cidades ainda  não retornaram sobre o assunto. 

Minha Casa Minha Vida
habitação
audiência pública
active
Plugin