Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Projeto determina que todo município brasileiro tenha centro de parto normal público

Projeto determina que todo município brasileiro tenha centro de parto normal público

Efeito de Onda

Página Projeto determina que todo município brasileiro tenha centro de parto normal público

  • 09/03/2023 às 10:45
  • - Atualizado há 3 anos

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Crédito: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 591/23 determina que cada município brasileiro tenha no mínimo um Centro de Parto Normal - Casa de Parto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto define Centro de Parto Normal - Casa de Parto como a unidade de saúde que presta atendimento humanizado e de qualidade exclusivamente para parto normal, “sem distorções”.

Pela proposta, o centro poderá atuar integrado a um estabelecimento assistencial de saúde ou como estabelecimento autônomo.

Caberá às secretarias de Saúde de cada município garantir a implantação dos centros e o acompanhamento, supervisão e controle do programa de parto normal.

Autora da proposta, a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) destaca que o Brasil realiza quase quatro vezes mais cesáreas do que os 15% considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Por outro lado, faltam casas de parto normal no Sistema Único de Saúde”, diz a parlamentar. “Em todo o território nacional, existem apenas 18 delas em funcionamento.” O dado citado é do Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde.

Tramitação
A proposta ainda será encaminhada para as comissões da Casa.

 

projeto
saúde
parto normal
active
Plugin