Notícias
Presidente da AMM volta a cobrar da Seduc mais diálogo com entidades ligadas à educação em Mato Grosso
Publicado em: 04 de agosto de 2020
Fonte:Agência de Notícias da AMM

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, participou nesta terça-feira (4) de mais uma reunião remota da comissão especial da Assembleia Legislativa para análise da retomada das atividades escolares em Mato Grosso. A comissão é presidida pelo deputado estadual Valdir Barranco e conta com a participação dos deputados que compõem a comissão permanente da educação, do deputado Lúdio Cabral representando comissão de saúde, do Governo do Estado, órgãos de controle e entidades representativas dos trabalhadores da educação e estudantes.
Na ocasião, Fraga voltou a criticar a postura do Governo do Estado por não levar em consideração os debates realizados pela comissão no que tange o retorno das aulas no estado. “Fomos surpreendidos na última semana com um convite da Casa Civil para participar de uma reunião com os prefeitos para discutir o calendário educacional, sem a participação do presidente desta comissão e sem levar em consideração as informações que estão sendo repassadas em nossos encontros”, disse.
Neurilan afirmou que a AMM tem orientado os gestores municipais a seguirem as recomendações da comissão especial para que a retomada das atividades escolares aconteça de forma segura e sem prejudicar a qualidade do ensino. “Sabemos que a realidade dos estudantes da rede pública que residem em municípios pequenos não condiz com o planejamento de ensino remoto. Muitos não têm acesso à internet ou dispositivos compatíveis para estudar em casa”, reforçou.
O deputado Valdir Barranco afirmou que irá levar a reclamação ao presidente do legislativo estadual, Eduardo Botelho, para que o assunto seja discutido com o governador Mauro Mendes. “Entendo como uma tentativa de boicote por parte do governo do estado, organizar o retorno das atividades excluindo a comissão”, disse.
Palestra
Na reunião desta terça, os participantes assistiram à apresentação do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe) de Mato Grosso, Gelson Menegatti, sobre a experiência da rede privada com as aulas online. 
Panorama
O deputado Lúdio Cabral apresentou um panorama da pandemia em Mato Grosso, com base nas informações oficiais disponibilizadas pelo governo. Ele explicou que o estado alcançou um platô com elevado número diário de novos casos e mortes, no qual permanece há três semanas. Ele também lamentou a precariedade do banco de dados e os erros frequentes na alimentação das informações.

Tags: AMMALMTSeduccomissão especialeducação
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Lei Aldir Blanc
Cartilha Eleitoral
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades