Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Presidente da AMM recomenda cautela aos novos gestores

Presidente da AMM recomenda cautela aos novos gestores

Efeito de Onda

Página Presidente da AMM recomenda cautela aos novos gestores

  • 09/11/2016 às 15:39

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Agência de Notícias da AMM

Na abertura do Fórum Municípios e Soluções, na manhã desta quarta-feira (09), o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, recomendou muita cautela aos novos prefeitos, pois as dificuldades e os desafios serão ainda maiores. Fraga afirmou que os gestores que vão assumir a partir de janeiro ainda enfrentarão as consequências da crise econômica na administração municipal. “O gestor deve escolher bem as prioridades. É preciso decidir com responsabilidade, muita seriedade e sabedoria diante dos novos desafios”, assinalou.

Fraga enalteceu a iniciativa do Tribunal de  Contas de Mato Grosso em promover o evento para orientar os prefeitos eleitos e reeleitos este ano. Fraga lembrou que o  Tribunal era visto antes com temor pelos gestores, mas agora é diferente. “Além de fiscalizar, o Tribunal é orientador. Graças à capacitação, muitos problemas que os municípios enfrentavam foram resolvidos. A parceria  com a AMM é forte, séria e pró-ativa”, ponderou.

O secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, representou o governador Pedro Taques na abertura do evento. Na ocasião, ele disse que atualmente o que  leva uma pessoa a disputar o cargo de prefeito é a coragem. Ele disse que o TCE vai além de suas atribuições de fiscalizar, assumiu uma postura de orientador e passou a oferecer capacitação e  aconselhamento aos novos gestores. “Com isso, teremos um gestor mais qualificado e equipe técnica mais preparada para servir a população”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Joaquim, ressaltou a parceria da   AMM com o Tribunal. Segundo ele, a gestão de Neurilan foi uma grande surpresa e fez a diferença na instituição. Ele frisou que o TCE é reconhecido como um tribunal de excelência. “Entendemos que tínhamos que mudar o foco das contas de gestão e de governo para as auditorias seletivas sobre setores relevantes para a qualidade dos serviços, os investimentos e políticas públicas. Hoje acompanhamos aquilo que de fato importa para a vida da sociedade. Nosso objetivo é ajudar os gestores a melhorar a qualidade da administração municipal”, assegurou. Na ocasião, Antonio Joaquim anunciou os programas do TCE como o de Gestão Fiscal que já percorreu vários municípios e o de Consciência Cidadã que reúne na cidade as lideranças locais, segmentos organizados para discutir os problemas e as políticas públicas. “Mostramos que não há ´salvador da pátria´ em lugar nenhum. É preciso entender como é feita a administração pública”, frisou.

AMM
novos gestores
municípios
5º Fórum Municípios e Soluções
active
Plugin