Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Presidente da AMM garante parceria e sugere capacitação no combate ao Aedes aegypti

Presidente da AMM garante parceria e sugere capacitação no combate ao Aedes aegypti

Efeito de Onda

Página Presidente da AMM garante parceria e sugere capacitação no combate ao Aedes aegypti

  • 29/03/2016 às 11:43

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai intensificar a participação na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves como dengue, zika e a chikungunya. A instituição já trabalha na conscientização dos prefeitos sobre o assunto, mas agora vai estar junto com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado e demais poderes no combate ao mosquito. O anúncio foi feito pelo presidente da AMM, Neurilan Fraga, nesta terça-feira (29), durante reunião na Assembleia Legislativa, que contou com a participação de prefeitos, deputados, do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, entre outras autoridades. O evento integra a programação do 33º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que terá continuidade na AMM, no período vespertino.

Fraga disse, ainda, que é necessária a capacitação dos agentes de saúde e de endemias para que haja um combate mais efetivo da doença. “A situação é gravíssima. Futuras gerações estão sendo comprometidas com os casos de microcefalia, que estão aumentando no Brasil e causando sofrimento a muitas famílias”, assinalou. Desde o ano passado a AMM vem participando da campanha contra o Aedes aegypti, orientando os municípios a combaterem os focos de transmissão do mosquito, visando proteger a população das doenças causadas pelo inseto. Fraga parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa da reunião e pelo engajamento na campanha para ajudar os municípios e a população no combate ao mosquito.  

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, disse que só existe uma saída no combate ao Aedes aegypti, a união de todos. “Há um novo parlamento em Mato  Grosso, não só para propor novas legislações, mas que participa de todas as lutas em favor da sociedade”, salientou. O parlamentar disse também que a luta terá continuidade com outras ações, como a capacitação e integração com as Câmaras Municipais para que sejam replicadoras de ações nos municípios.

O secretário da Casa Civil, Paulo Taques, que representou o governador, disse que mais do que repasse financeiro, o estado coloca à disposição toda estrutura de governo para combater o mosquito. Ele destacou a importância da participação do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, no evento para que o tema possa ser tratado com a importância que merece.

O general Adriano disse que parece que a sociedade ainda não acordou para o problema. Ele apresentou dados alarmantes com relação à microcefalia. Em 2014 foram pouco mais de 100 casos, contra mais de quatro mil, em 2015. “Não há outra maneira de evitar que a população seja afetada a não ser combater o mosquito. Não há opção. Já sabemos a receita”, afirmou. O secretário disse que desde 2015 há uma integração de vários ministérios para intensificar a campanha de combate ao mosquito. Ele frisou que é importante que o trabalho e a mobilização sejam realizados nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Mobilização
Aedes aegypti
Parceria
active
Plugin