Notícias
Prefeitura homenageia e resgata a história dos símbolos de Tapurah
Publicado em: 06 de julho de 2020
Fonte:Assessoria da Prefeitura

Após realizar um trabalho de resgate do Brasão oficial da cidade, a Prefeitura de Tapurah resgata agora outro símbolo, o Hino Municipal, pouco conhecido pela população. Além dos símbolos, os criadores da Letra do Hino, Brasão e Bandeira são homenageados pela Administração. A publicação e a apresentação do hino são parte dos presentes pelos 32 anos de Tapurah, comemorado em 04 de julho de 2020. 

“Entendo que é de máximo interesse da administração pública, zelar pela valorização da memória histórica da cidade, de uma nação, e prover a sociedade de recursos que possibilitem o conhecimento, reconhecimento e perpetuação de sua memória. Resgatar a história é, portanto, resgatar o coração e a alma de um povo”, escreve o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.

Hino municipal de Tapurah

A composição de Clarisse Guerra e Edson Júnior Ritter, datada de 2015, teve seu instrumental feito pela primeira vez e foi gravada com partituras e melodia. O trabalho de resgate do hino foi coordenado pelo Prefeito Iraldo Ebertz com o apoio Assessoria de Comunicação e seus autores, que participaram na melodia e aprovaram o resultado final e está disponível nas mídias sociais e no portal da prefeitura de Tapurah.

Brasão oficial

Em 2017, a Prefeitura de Tapurah resgatou o Brasão Oficial da cidade como ícone e marca da administração municipal. O desenho possui elementos que simbolizam a identidade de Tapurah. Criado por Roberto Krause em 1989, o brasão é representado por um escudo branco, no centro uma cabeça de bovino, na parte superior uma peça de látex extraído da seringueira e na parte inferior uma lavoura plantada, ainda na parte superior contém o sol e na parte inferior do lado de fora um trator.

A coroa simboliza a sabedoria do seu território, as árvores representam a vegetação abundante, as hastes de soja e arroz representam à base da economia, a espada representa a lua perseverante do seu povo na conquista de Tapurah em pleno cerrado virgem mato-grossense, a peça de látex representa os grandes reflorestamentos com seringueira, a cabeça do bovino representa a bovinocultura e o sol, estrela magnânima e esplendorosa que ilumina e dá brilho a tudo o que há neste chão. 

Bandeira do município de Tapurah

A nossa bandeira foi criada por Elisiane Márcia Marcondes Moraes, é o símbolo visual de soberania do município, por muitas vezes conseguimos identificar Tapurah por olhar a bandeira. Temos cores e figuras com um significado especial.

A base retangular verde representa a abundancia vegetal do cerrado e da mata, já o amarelo da faixa representa a agricultura e grãos, base da economia municipal e o sol ilumina o dia-a-dia, o branco representa a paz, a coragem e a fraternidade entre homens e o azul representa a imensidão do horizonte do planalto brasileiro.

Ambos podem ser conferidos no site da prefeitura que apresenta a história da cidade.

Tags: Tapurahhomenagemhistóriaaniversário
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades