Notícias
Prefeitura dá início à operação Cata Trecos e Cacarecos pelos bairros de Livramento
Publicado em: 22 de janeiro de 2021
Fonte:Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura deu inicio nesta sexta-feira (22) num grande mutirão de limpeza pelos bairros da cidade.

Trata-se da “Operação Cata Trecos e Cacarecos” que retira de frente das residências, resíduos de demolição da construção civil e demais lixos domésticos.

A intenção é manter a cidade limpa aos papa-bananas, sem deparar pelas ruas e terrenos baldios com objetos caracterizados inservíveis, como restos de móveis, colchões, fogões, geladeiras, televisores e outros objetos similares - os famosos trecos e cacarecos.

O primeiro bairro a receber a coleta foi o bairro Morro da Boa Vista. Equipes da secretaria também estão realizando serviço de roçaguem e capinação. Brevemente, a operação seguirá a outros bairros.

A situação começou a mudar após um pedido em vídeo do vice-prefeito do município Thiago Almeida. O vice pede para que os moradores livramentenses descartassem o lixo de forma correta e não em terrenos baldios.

De acordo com o Poder Executivo, a ação, tem o objetivo, limpar e retirar materiais inservíveis que podem favorecer a proliferação de animais vetores e nocivos. Além da proliferação do Aedes aegypti transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Livramento possui grande quantidade de terrenos baldios em vários bairros que terminam servindo como local de descarte de objetos, móveis, entulhos, poda de arvores, dentre outros. E, nesta época de chuvas acabam sendo o foco de animais e também locais proliferadores do mosquito.

No entanto, a força tarefa de limpeza pública realizado no bairro Morro da Boa Vista não afetou a programação dos serviços urbanos dos outros setores da cidade que continuam recebendo a limpeza normal.

Andrelina Paes, de 41 anos, moradora do bairro Morro da Vista há 11 anos disse que o mutirão de limpeza está sendo bom. “Mantém o bairro limpo. É bom também porque conscientiza as pessoas que lugar de lixo é no lixo. Às vezes as pessoas jogam lixo na porta dos outros vizinhos, tendo o mutirão, temos a oportunidade de colocar os entulhos na porta de casa para que os materiais descartados sejam levados para o lugar certo”, explicou.

Outro morador, o professor Vandir de Oliveira Ferraz, de 65 anos, conta que o mutirão é importante, principalmente no atual período chuvoso. “Para mim esse mutirão é multo importante, até porque, neste momento de muita chuva está tendo muito mosquito que transmite à dengue e outras doenças. Nós estamos tirando todos os materiais onde ele acumula seus ovos”, enfatizou.

O prefeito Silmar de Souza e vice-prefeito Dr. Thiago pedem a participação da população e o comprometimento para essa questão que impacta diretamente na saúde pública.

Segundo Souza, “o período chuvoso não trás somente a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mas sim alagamentos e entupimentos das bocas de lobo decorrentes do acúmulo de lixo. Todos os munícipes devem ter a consciência, dever e responsabilidade, porque isso envolve a questão da saúde publica”, ressaltou o prefeito.

Tags: Nossa Senhora do Livramentourbanismolimpezaserviços públicos
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Marco Regulatório
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Novidades