Página - Prefeitos destacam pautas prioritárias para o Araguaia em Alegre do Norte
Prefeitos destacam pautas prioritárias para o Araguaia em Alegre do Norte
Efeito de Onda
Página Prefeitos destacam pautas prioritárias para o Araguaia em Alegre do Norte
Crédito: Divulgação
Os prefeitos que integram os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Sócio Econômico do Norte Araguaia e do Araguaia, se reuniram nesta quinta-feira, na Câmara de Porto Alegre do Norte, com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas da região.
Durante a reunião vários temas foram discutidos pelos gestores municipais, como a legislação sobre o novo modelo de distribuição do ICMS, a melhoria dos índices de qualidade no ensino e na saúde, além da situação da malha viária da região.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga destacou pontos importantes que poderão ser incluídos na pauta do Fórum Político. Ele propôs desafios e união em busca de solução para os problemas que afetam a região do Araguaia. “A união é que faz a diferença. Vamos conquistar todas as pautas que estão sendo colocadas. Primeiro a pavimentação da 242 a 158 e algumas rodovias estaduais com todos juntos. Não podemos ter a vaidade, pois ninguém conquista nada sozinho. Unidos, teremos mais força”, assegurou.
Em relação a arrecadação, Neurilan disse estar preocupado, lembrando que a partir do próximo ano é necessário melhorar os índices de qualidade da saúde e da educação. Se os gestores não tiverem um avanço nos índices, os municípios perderão de forma significativa a receita do ICMS. Segundo ele, de 35% do bolo, 17% será de educação e saúde, algo em torno de R$ 1 bilhão por ano a ser distribuído. Ele frisou que nos pequenos municípios, os gestores tem condições de melhorar a educação mais do que nos grandes municípios, isto porque, os municípios menores tem poucos alunos e poucas escolas.
Considerando a importância da reunião em Porto Alegre do Norte, ele levou os técnicos das Secretarias de Estado de Educação, Isaltino Barbosa, coordenador da avaliação da educação básica e do programa Alfabetiza- MT, e da Saúde, Alessandra Pottraz, que é gerente de monitoramento da atenção primária. Os técnicos expuseram os meios de melhoria nas duas áreas essenciais para a gestão pública.
O prefeito Abmael Bordes da Silveira, de Vila Rica, afirmou que tem muita preocupação em relação a distribuição do ICMS, a nova forma de distribuição do imposto, que influenciará diretamente nas áreas essenciais da saúde e educação. “Ainda temos muitas dúvidas, mas a palestra do economista, Vivaldo Lopes contribuiu muito. Temos que organizar nossas equipes das secretarias de saúde e de educação, para melhorar os índices de qualidade, fazer um bom trabalho no município, para que não haja perda de receita. Agradecemos os esclarecimentos que foram feitos aqui sobre a legislação. Os temas discutidos foram muito importantes para os gestores aqui em Porto Alegre do Norte”, afirmou.
A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira ressaltou a importância da reunião com AMM, AMA, os Consórcios da região, Araguaia e o Norte Araguaia, junto com os vereadores para tratar de temas importantes para os municípios. Além das áreas de saúde e educação, a pauta se estendeu também a situação das BRs 242 e 558 e, principalmente da questão que afeta os municípios na questão da logística. “Todos os municípios voltados para um só projeto que é a conclusão dessas BRs. Vamos lutar junto com os vereadores, os prefeitos e toda a comunidade. Temos a AMM aqui fortalecendo este encontro, os consórcios e a AMA”, disse ela.
O prefeito de Querência. Fernando Gorgen, que também preside da Associação dos Municípios do Araguaia-AMA, salientou as principais pautas de sua gestão. Ele destacou o suporte aos consórcios, visando a melhoria e pavimentação das BRs 158, 080 e 242. “O trajeto da BR 158 precisa ter uma solução urgente para o avanço da nossa região”, disse ele, que também enalteceu a importância do evento para os municípios.
A reunião contou com a participação dos municípios que integram o consórcio Norte Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa; Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu e Vila Rica. Do consórcio Araguaia, os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.
Notícias para Você
Notícias para Você
07 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Atuação da AMM em defesa da agricultura familiar será destaque em evento nacional no Espírito Santo
As ações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o fortalecimento das agroindústrias e dos serviços de inspeção municipal em Mato Grosso serão destaque no Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que será realizado de 12 a 15 de novembro, em Guarapari,…
06 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Conexão CNM terá programação para secretários municipais de diversas áreas
Além de reunir prefeitos e vereadores para um amplo debate sobre os principais desafios das gestões locais, a edição mato-grossense do Conexão CNM terá uma programação específica para secretários municipais de diversas áreas. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Dev…