Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Prefeitos aguardam reposição de gastos com transporte escolar

Prefeitos aguardam reposição de gastos com transporte escolar

Efeito de Onda

Página Prefeitos aguardam reposição de gastos com transporte escolar

  • 14/10/2016 às 17:15

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Agência de Notícias da AMM

Desde o fim da greve dos professores da rede estadual as prefeituras estão custeando as despesas com o transporte escolar para a reposição das aulas dos estudantes do estado, que estão sendo realizadas aos sábados, nos municípios. O ressarcimento desses gastos aos cofres municipais foi um dos assuntos tratados nesta quinta-feira (13) durante reunião entre o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, prefeitos e o secretário de estado de Educação, Marcos Marrafon, na Seduc.

Fraga destacou que o repasse dos recursos é fundamental para os municípios, considerando a aproximação do encerramento do mandato e a crise econômica que está abalando as finanças municipais. “Estamos reivindicando do governo esse ressarcimento, pois os municípios estão sobrecarregados, tendo que pagar horas extras aos motoristas, garantir a manutenção dos veículos, entre outras despesas adicionais”, assinalou.

O secretário Marcos Marrafon apresentou aos prefeitos a proposta da Seduc que dispõe sobre os critérios e formas de transferência de recursos aos municípios, em caráter excepcional, para a realização do transporte escolar visando a reposição das aulas e o cumprimento do ano letivo de 2016.

O documento prevê que o transporte dos estudantes da rede estadual será realizado para a reposição de 38 dias de aula e será executado pelo estado em parceria com o município do domicílio do estudante. A previsão é que os recursos, estimados em R$ 4,5 milhões sejam repassados em parcela única, sem necessidade de celebração de convênio, até o final da segunda quinzena de novembro.

Participaram também da reunião os prefeitos de Conquista D'Oeste, Walmir Guse; General Carneiro, Magali Vilela; Rosário Oeste, João Balbino; Nova Bandeirantes, Solange Kreidloro; Arenápolis, José Mauro Figueiredo; Nova Guarita, Francisco Endler; Porto Esperidião, Gilvan de Oliveira; Mirassol D'Oeste, Elias Leal; Torixoréu, Rafael Sá; São Pedro da Cipa, Alexandre Russi; Claudia, João Batista; Porto Estrela, Mauro André Businaro; Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa; Campos de Júlio, Dirceu Martins; de Sapezal, Ilma Barbosa.

A reposição aos cofres municipais dos gastos dos municípios com o transporte escolar de alunos do estado também integrou a pauta da reunião de prefeitos com o secretário da Casa Civil, José Adolpho de Lima Avelino Vieira, nesta quinta-feira (13).

AMM
transporte escolar
mobilização
active
Plugin