Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Prazo para apresentação de interesse para retomada de moradias paralisadas termina em 23 de junho

Prazo para apresentação de interesse para retomada de moradias paralisadas termina em 23 de junho

Efeito de Onda

Página Prazo para apresentação de interesse para retomada de moradias paralisadas termina em 23 de junho

  • 07/06/2021 às 08:56

Fonte: Agência CNM

Crédito: SXC.hu

Termina em 23 de junho o prazo para que os Municípios se manifestem sobre o interesse em retomar as obras por meio da modalidade Oferta Pública - Sub 50. No total, 44,6 mil unidades poderão ser finalizadas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera a necessidade dos gestores locais procederem aos contatos formais com instituições e agentes financeiros com empreendimentos habitacionais que não foram concluídos até 2018 vinculados à modalidade Oferta Pública. A medida engloba 1.895 Municípios que possuem menos de 50 mil habitantes.

Os procedimentos estão listados na Portaria 523/2021, que prevê a necessidade de que a instituição ou o agente financeiro se manifeste interessado em concluir as obras no novo prazo e dentro do valor originalmente previsto, sem custos adicionais para a União. O repasse do restante dos recursos será efetuado após a entrega dos imóveis. Caso a entidade não considere viável a retomada das obras, o Estado ou Município poderá assumir com recursos próprios, desde que a manifestação seja conjunta com o agente financeiro.

Levantamento da CNM
A Confederação realizou levantamento inédito dos 1.895 Municípios que poderão ser contemplados. Esses estão distribuídos em 22 Estados. A região Nordeste possui 1.119 Municípios com obras não concluídas, 59% do total, o que representa 25,1 mil moradias inconclusas. A maior quantidade está na Bahia, 284 Municípios baianos possuem mais de sete mil moradias inconclusas.

O levantamento da CNM aponta ainda que o Norte possui 293 Municípios com obras que podem ser beneficiadas pela normativa; seguido do Centro-Oeste, Sul e Sudeste com, respectivamente, 188, 165 e 165 Municípios contemplados. Mais de cinco mil moradias em tais condições estão no Tocantins e mais duas mil no Pará.

Orientação da CNM
A área de Planejamento Territorial e Habitação disponibiliza Nota Técnica 21/2021, em que os gestores podem consultar na página 2 os Municípios contemplados e as orientações sobre como proceder. O gestor pode acessar a legislação do Oferta Pública, bem como a situação das operações no seu território por meio do site do governo federal, clique aqui.
https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/habitacao/minha-casa-minha-vida/modalidades-1/municipios-abaixo-de-50-mil-habitantes

Cabe ao gestor local contatar a instituição financeira para avaliar os procedimentos viáveis. Após as repactuações, as instituições e os agentes financeiros que possuem unidades habitacionais não entregues no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – Oferta Pública receberão as informações necessárias para acessar o sistema.

prazo
moradias paralisadas
habitação
active
Plugin