Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Plenário aprova MP que amplia RDC para segurança e amplia o prazo para o fechamento dos lixões

Plenário aprova MP que amplia RDC para segurança e amplia o prazo para o fechamento dos lixões

Efeito de Onda

Página Plenário aprova MP que amplia RDC para segurança e amplia o prazo para o fechamento dos lixões

  • 09/10/2015 às 13:54

Fonte: Agência CNM, com informação da Agência Câmara

Crédito: Rodolfo Stuckert

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, oito de outubro, parte do parecer da comissão especial da Medida Provisória (MP) 678/15, que amplia o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a área de segurança pública. Falta votar os destaques, que ficaram para a próxima terça-feira, 13 de outubro.
Até agora, foi aprovada uma parte do parecer da comissão especial à MP 678/15, que trata da ampliação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a área de segurança pública. Também fazem parte desta ampliação as permissões de terceirização de determinadas atividades em estabelecimentos prisionais, mudanças em normas cartoriais, renegociação de dívidas contratadas por produtores rurais e cooperativas no âmbito do Proálcool e permissão para utilização de créditos tributários. A ampliação do prazo para os Municípios acabarem com os lixões e substituí-los por aterros sanitários, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos também foi incluídp. Mas alguns pontos poderão ser revistos por destaques.
O Plenário decidiu rejeitar os pontos do relatório da MP considerados polêmicos: benefícios tributários para empresas de turismo; a renovação por 20 anos das permissões de lotéricos que tiveram os contratos considerados ilegais por decisão do Tribunal de Contas da União; o cancelamento da licitação da Caixa Econômica Federal para a administração dessas casas lotéricas; e normas que obrigariam o protesto em cartório de todas as dívidas.
Negociação

A inclusão de emendas com propostas não relacionadas ao tema da medida provisória causou polêmica e inviabilizou a votação. Depois de reunião com líderes da base, o governo decidiu apoiar parte dos temas incluídos na medida provisória, alguns deles sem compromisso de sanção.
 

O governo vai apoiar a prorrogação, em dois anos, do prazo para que Municípios acabem com os lixões e se adequem às determinações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. E decidiu votar pela renegociação de dívidas de produtores inscritos no Proálcool, mas sem compromisso de sanção. Entre os temas retirados do texto por acordo está a obrigação de se protestar qualquer dívida em cartório e benefícios para agências de turismo.
Destaques

Entre os destaques em pauta estão o pedido de retirada do texto das mudanças nas normas dos cartórios; a autorização para RDC na administração dos presídios; e a prorrogação do prazo para os prefeitos se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Outro ponto que será rediscutido na terça-feira é a ampliação do prazo para os Municípios acabarem com os lixões.

Câmara dos Deputados
meio amibente
lixões
active
Plugin