Página - Pesquisador esclarece dúvidas sobre alíquota de referências para os Municípios na Reforma Tributária
Pesquisador esclarece dúvidas sobre alíquota de referências para os Municípios na Reforma Tributária
Efeito de Onda
Página Pesquisador esclarece dúvidas sobre alíquota de referências para os Municípios na Reforma Tributária
Crédito: Freepik
Como a Reforma Tributária vai impactar nos Municípios e como vai mudar a realidade daqui para frente? A aprovação da Emenda Constitucional 123/2023, um novo marco na área tributária no Brasil, foi o pontapé inicial das mudanças. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem participado ativamente dos debates e busca orientar e trazer as melhores informações para os gestores municipais. Por isso, a entidade promoveu o Bate-Papo sobre a Reforma Tributária na sexta-feira, 6 de setembro, com o tema “Alíquota de Referências para os Municípios”.
Participando do debate, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sérgio Gobetti ressaltou a importância da discussão da Reforma Tributária neste momento. “O que foi aprovado tem potencial de promover mudanças importantes, corrigir distorções do nosso sistema tributário e que afetam as eficiências econômicas da empresa e federativas, promovendo mais justiça fiscal na distribuição de recursos entre os Entes da federação e, particularmente, entre os Municípios”, disse.
Atualmente, os Municípios atuam com alíquotas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) que podem variar de 2% a 5%, definidas pelas legislações locais. Com a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) - que engloba o IBS e CBS -, a Emenda Constitucional 132/23 definiu que haverá uma alíquota de referência para o novo imposto. Segundo consta no PLP 68/2024, em fase de tramitação no Senado, a alíquota máxima deve ser de 26,5% para o IVA, onde poderá pertencer ao IBS municipal, com uma alíquota média em torno de 2%. Durante a transmissão, o pesquisador esclareceu que os gestores podem legislar alíquotas diferentes da que foi definida pelo Senado, conforme cenários de viabilidade dos Entes.
Confira como foi a transmissão do Bate-Papo:
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
24 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Com apoio da AMM, Mato Grosso se torna pioneiro na implantação do Consórcio de Inspeção Municipal
Mato Grosso é o primeiro estado do país a implantar o Consórcio de Inspeção Municipal (Consim), iniciativa que orienta e apoia os municípios na estruturação dos serviços de inspeção de produtos de origem animal, criando condições para a comercialização em todo o território nacional. A implan…
20 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Demarcação de terras indígenas em MT: após novos decretos, AMM e entidades vão ao STF cobrar segurança jurídica
Preocupados com o impacto das novas demarcações de terras indígenas em Mato Grosso, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, o deputado estadual Eduardo Botelho, a deputada estadual Janaína Riva, o prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, o presidente da Apr…