Página - Pedido sobre habilitação de ações que tratam do piso do magistério é feito ao STF
Pedido sobre habilitação de ações que tratam do piso do magistério é feito ao STF
Efeito de Onda
Página Pedido sobre habilitação de ações que tratam do piso do magistério é feito ao STF
Crédito: EBC
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitou a habilitação como amicus curiae em duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que tratam de medidas para a população em situação de rua e do reajuste do piso do magistério. Os pedidos para que a entidade participe das discussões dizem respeito, respectivamente, à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976 e ao Recurso Extraordinário 1.326.541.
O primeiro trata de uma de uma ação apresentada pelos partidos políticos Rede Sustentabilidade (REDE) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), bem como pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Eles alegam na ADPF para que os Poderes Executivos federal, estaduais, distrital e municipais possam promover ações concretas no sentido de preservar a saúde e a vida das populações em situação de rua, bem como para que cessem práticas que constantemente violam os direitos fundamentais de tais populações.
No documento encaminhado ao STF, a CNM destaca que a decisão nesta ação alcançará todos os Municípios brasileiros, com impactos em suas receitas e planejamentos, quando considerado o cumprimento de uma série de medidas que garantam, nos abrigos, a segurança pessoal e dos bens da população em situação de rua.
Piso do magistério
Já o Recurso Extraordinário 1.326.541 interposto pela Fazenda Pública do Estado de São Paulo no acórdão proferido pela 2ª Turma Cível e Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) trata de ação impetrada com o argumento de que a Lei Federal 11.738/2008 estabelece o piso salarial dos professores com base no vencimento, não na remuneração global. Nesse sentido, foi destacada a sua aplicação escalonada para diferentes níveis da carreira, com pagamento das diferenças vencidas e impacto em benefícios relacionados ao vencimento.
A questão é de fundamental importância para a CNM, já que a decisão versará sobre a obrigatoriedade de observância do piso salarial do magistério da Educação Básica, estabelecido pela Lei Federal 11.738/2008, o que afeta a receita dos entes estaduais, prejudicando, inclusive, os repasses aos Municípios. Um exemplo para essa situação seria se o Estado for obrigado a realocar recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para cumprir com o piso do magistério.
Isso terá efeito direto sobre o repasse de Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é o componente principal do índice de participação dos Municípios. Além disso, a decisão do Recurso Extraordinário 1.326.541 pode estabelecer um precedente para uma possível aplicação análoga aos integrantes do magistério municipal.
A CNM reforça que não é contra a implementação de políticas públicas que possam prestar atendimento às pessoas em situação de rua e ao pagamento de profissionais do magistério. No entanto, é necessário analisar a realidade local e a fonte de custeio, pois os Municípios sozinhos não possuem recursos para essa forma de assistência. Nesse caso, a Confederação entende que seja definida uma fonte de custeio permanente para que as prefeituras possam promover essas ações.
Notícias para Você
Notícias para Você
20 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Vem aí o 1º festival do queijo de MT: AMM está no júri, saiba quando e onde
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participa do 1º Festival do Queijo de Mato Grosso, em Cuiabá, de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal. A AMM integra o corpo de jurados do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, representada por Nathacha de Carvalho, gestora d…
15 de Outubro de 2025 Destaques AMM
AMM apoia campanha Outubro Rosa com ações de sensibilização e conscientização
No mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) promoveu, nesta terça-feira (14), uma oficina voltada às colaboradoras da instituição com o tema: “Saúde da Mulher e Autonomia Feminina: Prevenção, Au…