Página - Participantes do Diálogo são convidados a lutar por mudanças no Pacto Federativo que tramitam no Congresso
Participantes do Diálogo são convidados a lutar por mudanças no Pacto Federativo que tramitam no Congresso
Efeito de Onda
Página Participantes do Diálogo são convidados a lutar por mudanças no Pacto Federativo que tramitam no Congresso
Crédito: Agência CNM
Com programação formada por painéis temáticos, o Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Centro-Oeste começou com o tema Reformulação do Pacto Federativo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou as pautas negociadas este ano com os congressistas. "Este ano redirecionamos a pauta para o Congresso Nacional. Na maior Marcha da história o municipalismo apresentou seus anseios", esclareceu o técnico da entidade.
Uma das propostas a serem apreciadas é a mudança nas regras de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A CNM o nomeou de FPM anti-cíclico, que ajudará a organizar as finanças. Pelo projeto, o repasse seria normalizado todos os meses, sem os atuais altos e baixos que dificultam os planejamentos.
Outra matéria trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – tributo mais importante que o FPM, pois 25% do total arrecadado são dos Municípios. Em relação a este imposto, a Confederação quer representar os municipalistas no Conselho Nacional da Fazenda (Confaz), formado pelos secretários dos Estados. Mas, como o recurso também é das prefeituras, os gestores precisam participar de discussões sobre incentivos ficais, por exemplo.
Bandeiras
A CNM explicou durante o painel que as transferências constitucionais tem diminuído e é preciso buscar receitas próprias. O Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) é um caminho, mas atualizar esta cobrança é politicamente complicado. Assim, uma das matéria sugeridas pela Confederação é a atualização obrigatória da Planta Genérica de Valores (PGV) por meio de lei federal. Todo início de mandato isso ocorreria independente da vontade do gestor e da Câmara Municipal.
Mais uma bandeira é a dedução "absurda" do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) sobre as transferências destinadas às prefeituras. Os Municípios e Estados ao pagar esta cobrança contribuem para o fundo de aposentaria dos servidores federais, o que para a CNM não tem cabimento.
Tramitação
Outras matérias foram expostas no Diálogo e o público declarou o apoio a todas elas. A CNM explicou que essas proposições tramitam na Câmara e no Senado e muitos resultados positivos têm sido alcançados. A entidade firmou parceria com os relatores e presidentes das Comissões Especiais do Pacto Federativo nas duas Casas Legislativas e as discussões são positivas.
Contudo, para a Confederação, está na hora dos governadores dos três Estados do Centro-Oeste ajudarem a colocar estas pautas em votação. A maioria também beneficia os governos estaduais.
Pressão
"Vira e mexe estamos nas mãos do Congresso. A única forma que vejo para aprovar essas matérias pelos Municípios é na pressão. Nos últimos anos, 90% das pautas votadas no Congresso foram contra os Municípios. O que tem que estancar é esta criação de despesas sem a fonte de financiamento", defendeu o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre.
Na parte da tarde, outros painéis serão ministrados. Acompanhe as notícias também por meio das redes sociais da CNM.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…