Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Palestra sobre boas práticas de fiscalização em agroindústrias abre a programação do segundo dia do ESIM

Palestra sobre boas práticas de fiscalização em agroindústrias abre a programação do segundo dia do ESIM

Efeito de Onda

Página Palestra sobre boas práticas de fiscalização em agroindústrias abre a programação do segundo dia do ESIM

  • 06/05/2026 às 09:15
  • - Atualizado há 1 h

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Divulgação AMM

O 1º Encontro Estadual dos Serviços de Inspeção Municipal (ESIM) continua nesta quarta-feira (6), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com uma ampla programação sobre diversos temas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.

A primeira palestra, conduzida por Anderson Celestino, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Nova Mutum, abordou orientações técnicas para a operacionalização de um Serviço de Inspeção Municipal e boas práticas de fiscalização em agroindústrias.

Médico veterinário, Celestino destacou que as boas práticas de fiscalização incluem planejamento baseado em riscos, inspeções periódicas e responsivas, além de regulamentação por meio de instruções normativas, entre outras medidas.

O coordenador também ressaltou as vantagens da inspeção sanitária para os municípios, como a garantia da saúde pública, segurança alimentar, qualidade dos produtos, proteção do consumidor e fomento ao desenvolvimento econômico local.

A programação do ESIM  desta quarta-feira inclui, ainda, os seguintes temas: Análise de projetos de agroindústrias para liberação de registro de Inspeção Municipal; Interpretação de análises microbiológicas de água, matéria prima e produtos; Fiscalização baseada em riscos e autocontrole e Aspectos relacionados às instalações, equipamentos e à inspeção de rotina de estabelecimentos de pequeno porte de pescado.

Realização – O 1º Encontro Estadual dos Serviços de Inspeção Municipal (ESIM) é realizado pela AMM em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).  O encontro reúne cerca de 300 representantes de prefeituras, entre gestores, médicos veterinários, técnicos, entre outros.

Apoio à gestão municipal

O 1º ESIM conta com o apoio de diversas instituições que são referências no fortalecimento da gestão pública e no desenvolvimento regional, como Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Enersim. 

Confira a programação

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

ESIM
agroindústria
fiscalização
active
Plugin