Notícias
Oficinas de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã chegam a mais quatro municípios
Publicado em: 14 de junho de 2021
Fonte:Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Nesta semana, as oficinas de “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã" do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), vão reunir representantes de São Félix do Araguaia, Água Boa, Tangará da Serra e Alta Floresta.

As capacitações, realizadas pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), serão realizadas, respectivamente, nos dias 14, 15, 17 e 18 de junho.  

O Trabalho oferece meios para que conselheiros municipais e gestores possam concatenar as demandas sociais e traduzi-las em planejamento estratégico, o projeto viabiliza a implantação de ações efetivas em curto e médio prazo.

Referentes ao Projeto II do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), as oficinas têm foco nas demandas da população, por meio da atuação junto aos conselhos municipais, e representantes da sociedade civil organizada.  

O conteúdo possibilita ainda a visualização de todos os pontos, levantamento, enquadramento no conceito de planejamento, avaliação das propostas de acordo com as peças orçamentárias de cada município e, por fim, monitoramento e avaliação.

Direcionadas aos 21 municípios adesos ao PDI, as capacitações se estendem até o mês de julho. Vale destacar que, devido a pandemia de Covid-19 e, em cumprimento à Portaria 042/2020 do TCE-MT, os eventos são realizados virtualmente.

Suporte acadêmico

Graças a um convênio firmado entre o TCE-MT e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as oficinas contam com suporte de professoras da instituição em uma ação que se mostra pioneira ao utilizar ferramentas avançadas de gestão privada para atender demandas públicas.

O conteúdo abordado, de natureza técnica e operacional, é indispensável para a execução do Projeto II, uma vez que fornece meios para que os municípios identifiquem e apontem as suas respectivas demandas. Aplicado em um espaço classificado pela titular da Sai, Cassyra Vuolo, como “democracia digital.”

 

Tags: TCEoficinaconsciência cidadãcapacitação
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Marco Regulatório
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Novidades