Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Núcleo Susaf orienta equipe de Rosário Oeste sobre adequação do Serviço de Inspeção Municipal

Núcleo Susaf orienta equipe de Rosário Oeste sobre adequação do Serviço de Inspeção Municipal

Efeito de Onda

Página Núcleo Susaf orienta equipe de Rosário Oeste sobre adequação do Serviço de Inspeção Municipal

  • 18/01/2024 às 16:05
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: AMM

Dando continuidade à orientação aos municípios para a adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM),  equipe do Núcleo de Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) se reuniu nesta quinta-feira (18) com a secretária de Agricultura de Rosário Oeste, Ângela Godoés, e a médica veterinária Julianna Grego Barbosa de Almeida.

O objetivo da reunião, realizada de forma virtual, foi analisar a execução das atividades relacionadas ao  SIM já adotadas no município, conforme orientação da equipe técnica do Núcleo. A pauta tratada inclui o combate à clandestinidade, a educação sanitária, a infraestrutura administrativa e documental, o histórico de banco de dados, o programa de trabalho de inspeção, além da fiscalização do serviço de inspeção.

As orientações foram repassadas pela gerente do Núcleo Susaf, Nathacha de Carvalho Luiz,  e as médicas veterinárias Lucelma Vanni e Silvia Dorilêo. A equipe esclareceu sobre a necessidade de adequação da legislação do município visando executar as atividades por meio de consórcio, sendo necessária a elaboração do organograma do serviço e a regulamentação da lei por  meio de decreto.

O Núcleo para a implantação do Susaf foi criado em 2022 por meio de uma parceria entre a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Assembleia Legislativa, que celebraram um convênio com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar regional. O trabalho de orientação abrange 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, além de Campo Verde.

A equipe realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal. As reuniões são realizadas  com secretários das prefeituras e com vereadores para conhecer a legislação e a metodologia adotada para auxiliar o agricultor familiar. A equipe técnica também visita propriedades rurais que possuem o serviço de inspeção municipal ou que já estão aptas, de acordo  com a verificação dos técnicos locais, para aderir ao serviço.

Susaf
agricultura familiar
Rosário Oeste
active
Plugin