Página - Novo sistema permite maior agilidade na tramitação, garantindo economia, eficiência e qualidade
Novo sistema permite maior agilidade na tramitação, garantindo economia, eficiência e qualidade
Efeito de Onda
Página Novo sistema permite maior agilidade na tramitação, garantindo economia, eficiência e qualidade
Crédito: Guilherme Filho
Um simples clique se transforma em uma assinatura eletrônica e o pagamento de um serviço é liberado na mesma hora, para que o setor responsável efetue o repasse de recursos. Sem precisar papel e de pessoas para fazer o transporte do processo entre as áreas envolvidas. Esta é a inovação que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) colocou em prática a partir desta quarta-feira (28), ao implantar o Serviço Eletrônico de Informações (SEI).
A ferramenta permite a gestão eletrônica de documentos e processos, em substituição ao uso do papel. “É uma mudança de cultura. Além de evitar o retrabalho, dará celeridade e segurança aos processos”, destacou o secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona. Hoje, ele assinou pela primeira vez um documento eletronicamente, dando início ao processo de modernização.
A iniciativa melhora os resultados do serviço público, ao garantir maior economia, eficiência e qualidade. A implantação do sistema, em caráter piloto, começou pela Diretoria de Projetos Internacionais (DPI). E será progressivamente expandida para incluir os demais processos e unidades do MDS.
O SEI permite a produção, edição e assinatura de documentos. O trâmite de processos eletrônicos ocorre dentro do próprio sistema, com a atuação simultânea de várias pessoas, ainda que distantes fisicamente, o que reduz o tempo de realização das atividades. “O sistema abre oportunidade para pensarmos nossos próprios processos de trabalho. Vai resultar em benefícios para toda a administração”, explicou Cardona.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…