Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano

Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano

Efeito de Onda

Página Novo Sistema de Prestação de Contas do Fnas será disponibilizado este ano

  • 01/04/2024 às 09:20
  • - Atualizado há 2 anos

Fonte: Agência CNM

Crédito: Feepik

A prestação de contas dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas) de 2024 deve ser feita pelo novo sistema, que será implantado em breve. A ferramenta, denominada de AgilizaSuas, será integrada ao aplicativo BB Gestão Ágil e permitirá a classificação das despesas realizadas e cadastramento dos seus respectivos comprovantes, como notas fiscais e recibos.

O sistema está em fase de conclusão, com previsão de ser implantado ainda este ano. Por enquanto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta aos gestores que solicitem ao gerente responsável pela conta do Fundo Municipal de Assistência Social (Fmas) do BB a criação dos cadastros e a obtenção da “Chave J". Tanto o gestor local quanto os técnicos que irão auxiliar no processo de prestação de contas devem ter acesso ao BB Gestão Ágil, por meio do código do usuário (chave J).

A nova ferramenta promoverá a coleta intuitiva de dados, além de reunir as informações dos recursos creditados e gastos, aplicações financeiras, documentos de despesas relacionados, categorização de despesas, simplificando a gestão dos recursos repassados na modalidade fundo a fundo. O projeto-piloto foi lançado em janeiro deste ano com a colaboração de Estados e Municípios.

Para auxiliar os gestores municipais administrativamente, o Fnas divulgou o Ofício Circular 1/2024 com orientações sobre a necessidade de possuírem acesso ao sistema. Também publicou a cartilha Gestão Ágil Sistema integrado de recursos, em parceria com o BB, com esclarecimentos sobre transição dos modelos de prestação de contas. Além de informar sobre esses materiais, a CNM publicou vídeoscom informações sobre o sistema.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

prestação de contas
assistência social
active
Plugin