Página - Nova lei permite concessão de bolsas de pesquisa para servidores
Nova lei permite concessão de bolsas de pesquisa para servidores
Efeito de Onda
Página Nova lei permite concessão de bolsas de pesquisa para servidores
Crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília
Entrou em vigor a Lei 14.695/23, que permite aos institutos federais de educação (IFEs) conceder bolsas de pesquisa a servidores públicos em geral (incluindo de estatais) envolvidos em atividades de pesquisa.
A medida será regulamentada pelo Ministério da Educação. Até então, essas bolsas eram exclusivas de alunos, professores e pesquisadores externos.
Publicada nesta quarta-feira (11), a lei tem origem em projeto (PL 5649/19) da ex-deputada e atual senadora, Professora Dorinha Seabra (União-TO), aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado.
O texto altera a Lei 11.892/08, que criou os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Técnicos administrativos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o dispositivo que permitia a concessão de bolsas aos técnicos administrativos em educação que atuam nas instituições federais de ensino, incluindo os técnicos coordenadores de pesquisa.
A medida seria inserida na Lei 11.091/05, que trata do plano de carreira dos técnicos administrativos.
Lula argumentou que a mudança proposta afeta o regime jurídico de servidores públicos da União, assunto que é de competência exclusiva do Poder Executivo. “Em que pese a boa intenção do legislador, a proposta incorre em inconstitucionalidade formal”, disse o presidente na mensagem de veto.
O veto será analisado agora em sessão do Congresso Nacional, a ser marcada.
Notícias para Você
Notícias para Você
03 de Novembro de 2025 Radar AMM
Municípios de MT devem ampliar atendimento na saúde para garantir recursos do Bolsa Família
O cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família é fundamental para que os municípios assegurem o repasse dos recursos federais destinados à gestão do programa. Em Mato Grosso, 478.496 beneficiários devem ser monitorados pelas equipes municipais, com a meta de alcançar…
31 de Outubro de 2025 Radar AMM
Prorrogado prazo para execução de recursos do 1º Ciclo do Programa Escola em Tempo Integral
Atendendo a um pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o governo Federal publicou medida que altera o prazo para execução dos recursos do 1º Ciclo do Programa Escola em Tempo Integral. A medida foi publicada na Resolução 13/2025 do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 d…