Notícias
Mutirão vai até residências fechadas durante horário de almoço
Publicado em: 20 de fevereiro de 2020
Fonte:Assessoria da Prefeitura

As ações de combate à dengue em Sinop estão seguindo novas estratégicas com foco em recuperar casas fechadas, após um número muito alto de domicílios que ficaram sem vistorias por conta da falta de acesso ou até mesmo por recusa do morador em receber as equipes de agentes públicos. Desde o inicio de janeiro, quando a operação contra a dengue foi massificada pela Prefeitura, nem todas as residências visitadas pelos servidores foram objeto de averiguação.

Para recuperar essas residências, sob determinação da prefeita Rosana Martinelli, as equipes da Prefeitura de Sinop, juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros retornaram ao bairro Jardim Jequitibás, na quarta-feira, dia 19, em horário diferenciado, das 11h às 13h. E, estarão vistoriando essa localidade até sexta-feira, dia 21. "Não podemos, enquanto poder público, deixar de fazer nossa parte. Mas é preciso que a comunidade também se empenhe nessa causa, pois, por si só, a Prefeitura somente não dá conta de trabalhar de forma preventiva. Sem o esforço da comunidade não conseguimos vencer essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti", alerta a prefeita Rosana Martinelli.  

No sábado, dia 22, as vistorias serão realizadas, novamente, no bairro Jardim Violetas, das 7h às 17h, com o mesmo intuito de acessar os imóveis fechados durante a primeira tentativa de vistoria. Os demais agentes continuam trabalhando normalmente nos bairros da cidade, até que ela seja contemplada com o mutirão.

Em 30 dias de mutirão contra a dengue mais de 48 bairros receberam a visita das equipes de combate a endemias. Nesse primeiro período de trabalho (13 de janeiro a 12 de fevereiro), 25.517 imóveis foram vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito, sendo que 492 receberam tratamento com larvicidas. Já foram emitidas 107 notificações e onze multas imediatas, no entanto, mais de dez mil (10.917) casas estavam fechadas ou houve recusa por parte do morador em receber a inspeção.

OUTRAS AÇÕES

Em conjunto com o trabalho dos agentes e apoio da Secretaria de Obras, já foram coletadas mais de 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares e em 15 bairros de Sinop o mutirão foi realizado com apoio da Prefeitura e parceria dos próprios moradores.

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foram realizadas em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares sujos. As equipes da Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop receberam-se, neste período, 1.292 ocorrências. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Por determinação da prefeita Rosana, foi estabelecido o horário estendido de atendimento em sete postos de saúde: o Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com soroteriapia para casos de suspeita da doença e coleta e resultado de exames na própria unidade básica.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, no posto a hidratação com soro.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue, por meio do aplicativo Se Liga Sinop.

Tags: SinopmutirãoendemiasAedes aegypti
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Vídeos
Vídeo institucional da AMM
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades