Página - Municípios unidos no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no carnaval
Municípios unidos no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no carnaval
Efeito de Onda
Página Municípios unidos no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no carnaval
Crédito: Agência CNM
A cada hora 228 crianças são exploradas sexualmente em países da América Latina e do Caribe. E, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está no topo dessa lista. Apenas em 2016, o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), recebeu 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. São 211 casos por dia.
Durante o carnaval, o número de casos em que crianças são abusadas sexualmente sobe ainda mais. Os números apontam que 17,4% de todas as denúncias realizadas em 2016 foram feitas no período do carnaval.
Os dados são alarmantes:
- 53% das vítimas são meninas, enquanto 47% são do sexo masculino;
- A faixa etária mais atingida é de 0 a 7 anos, somando 43%. Entre os jovens de 12 a 17 anos o índice chega a 33%;
- Crianças negras/pardas somam 58%; os brancos chegam a 41%;
- As meninas negras de 0 a 7 anos são as que mais sofrem violação no Brasil.
A Área Técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta aos gestores municipais que divulguem no seu Município as campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, principalmente no mês de fevereiro – período de Carnaval. O corpo de segurança da cidade deve ser alertado e preparado para lidar com esses casos. Além disso para os turistas e visitantes, o Município pode preparar campanhas específicas, como exemplo, pode ser utilizada a campanha Proteger, Respeitar e Garantir - Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentesdo Ministério do Turismo e a divulgação do Disque 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funciona 24 horas.
Uma boa estratégia é envolver os Conselhos e Órgãos Municipais de Turismo para serem parceiros nessa campanha. A sensibilização e conscientização do comércio e prestadores de serviços turísticos também é muito importante, pois podem identificar rapidamente os casos de exploração e acionar rapidamente a Polícia Militar.
A maioria dos abusos só é conhecida e investigada se denunciadas. Além da Polícia Militar e do Disque Denúncia Nacional (Disque 100), as denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas nos conselhos tutelares, que recebem e encaminham denúncias de violências contra meninos e meninas. O Disque 100 recebe ainda denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes.
Clique aqui para acessar a campanha Proteger, Respeitar e Garantir - Todos Juntos pelos direitos das crianças e adolescentes do Ministério do Turismo
Notícias para Você
Notícias para Você
23 de Setembro de 2026 Destaques AMM
AMM conclui votação complementar da eleição com participação de mais de 111 prefeitos
Foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, a votação complementar da eleição para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade, referente ao mandato de 2027 a 2029. A sessão ocorreu das 14h15 às 17h e reuniu prefeitos…