Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Municípios têm até 30 de novembro para preencher formulário do IMEA

Municípios têm até 30 de novembro para preencher formulário do IMEA

Efeito de Onda

Página Municípios têm até 30 de novembro para preencher formulário do IMEA

  • 22/11/2024 às 10:50
  • - Atualizado há 12 meses

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Freepik

Atendendo a uma solicitação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) prorrogou até 30 de novembro o prazo para que as prefeituras preencham o formulário do Índice Municipal de Esforço de Arrecadação (IMEA), que será um dos critérios para distribuição do ICMS a partir de 2025. Apenas 40 municípios tinham cadastrado os dados até 31 de outubro, inicialmente estabelecido para o preenchimento do formulário por meio do portal de serviços do TCE/MT.

A AMM está alertando gestores e equipes sobre a nova data-limite e acerca da importância do encaminhamento das informações para assegurar  o repasse dos recursos às prefeituras. Em comunicado enviado recentemente aos prefeitos, a associação explica que o IMEA será apurado no próximo ano, com efeito financeiro em 2026, representando um peso de 2% na distribuição da cota-parte do ICMS às prefeituras.

Para o cálculo do índice será considerada a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

“A partir do exercício de 2025, o IMEA será apurado anualmente tendo por base os dados dos dois anos imediatamente anteriores, com exceção do valor adicionado bruto de serviços do PIB Municipal. Dessa forma, para compor o índice do próximo ano serão coletados dados municipais de 2023 e 2024”, relata trecho do comunicado.

A alteração do Índice de Participação dos Municípios (IPM) ocorre desde 2023 e a implementação das novas regras está sendo realizada de forma gradual. Entre os critérios já incluídos na composição do IPM/ICMS estão a educação (10%), a saúde (4%), a agricultura familiar (2%), o coeficiente social (11%), unidade de conservação e terra indígena - UCTI (3%) e a partir do próximo ano, serão acrescentados os 2% do IMEA.

Momento AMM -  Para orientar os gestores e equipes sobre os novos critérios de distribuição do ICMS, a equipe técnica da AMM realiza lives quinzenalmente com a participação de técnicos especialistas. Na última semana, o assunto abordado foi  a apuração do Índice de Agricultura Familiar (IAF), que passará  a responder por 2% no distribuição do ICMS às prefeituras.

Acesse o ofício da AMM

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

IMEA
formulário
prazo
active
Plugin