Página - Municípios serão estimulados pelo MPMT a aderirem a programa Mais MT Cirurgias
Municípios serão estimulados pelo MPMT a aderirem a programa Mais MT Cirurgias
Efeito de Onda
Página Municípios serão estimulados pelo MPMT a aderirem a programa Mais MT Cirurgias

Crédito: Prefeitura de Campo Verde
Promotores de Justiça da capital e interior do estado que atuam na defesa da saúde deverão dialogar com os gestores municipais, incentivando-os a aderir ao Programa Mais MT Cirurgias 2023, que propõe zerar a fila de espera para realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais eletivos de média e alta complexidade. Até o momento, segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em reunião com integrantes do MPMT, apenas os municípios de Primavera do Leste e Cuiabá já enviaram propostas para realização de procedimentos.
Em Primavera do Leste, por exemplo, a proposta enviada à SES contempla 8.632 procedimentos. Já em Cuiabá são 57.835, sendo que destes, 14.560 são para cirurgias. As duas propostas estão sendo avaliadas pelo Estado. O governo estima investir no programa R$ 200 milhões.
Durante a reunião, promovida pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Saúde, o secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Oberdan Ferreira, e o superintendente de Programação, Controle e Avaliação de Serviços de Saúde, Wellyngton Dolce, apresentaram os principais pontos da Portaria 312/2023, que define os critérios para o financiamento estadual ao Programa Mais MT Cirurgias 2023.
Ambos esclareceram que o programa terá validade de 12 meses e abordaram aspectos relacionados aos valores estabelecidos para a realização dos procedimentos, prazos para pagamentos, monitoramento, cirurgias contempladas e as ações que estão em andamento para execução do programa. Segundo a SES, 37 cidades de Mato Grosso possuem estrutura hospitalar para realização de cirurgia de média complexidade.
APROXIMAÇÃO – O procurador de Justiça titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor, José Antônio Borges Pereira, destacou que a aproximação com a Secretaria de Estado de Saúde busca dar efetividade às demandas, entre elas, a de zerar a fila de espera por cirurgias. “Precisamos sensibilizar os prefeitos para que possam ser contemplados com o programa”, afirmou.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, e o coordenador-adjunto, promotor de Justiça Thiago Scarpellini Vieira, ressaltaram que o CAO Saúde pretende ser um instrumento de aproximação entre o MPMT e o Estado. “Juntos, poderemos avançar muito mais na defesa da cidadania e do idoso”, disseram.
Notícias para Você
Notícias para Você

26 de Setembro de 2025 Destaques AMM
Mais de 60 municípios de Mato Grosso integram o Mapa do Turismo Brasileiro 2025; veja a lista
Neste sábado, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) destaca a presença de 61 cidades de Mato Grosso no Mapa do Turismo Brasileiro. Elaborado pelo Ministério do Turismo, o mapeamento é uma ferramenta estratégica que orienta a definição de pri…

26 de Setembro de 2025 Radar AMM
Defesa civil testa novos alertas em Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco neste sábado
A Defesa Civil Nacional realiza neste sábado, 27 de setembro, às 14h (horário de Mato Grosso), um teste de envio de mensagens do sistema Defesa Civil Alerta para moradores de quatro municípios mato-grossenses: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. A ação integra a fase final d…
