Página - Municípios se preparam para aderir ao sistema nacional de inspeção de produtos de origem animal
Municípios se preparam para aderir ao sistema nacional de inspeção de produtos de origem animal
Efeito de Onda
Página Municípios se preparam para aderir ao sistema nacional de inspeção de produtos de origem animal

Crédito: Divulgação AMM
Representantes de municípios que integram a região do Vale do Rio Cuiabá participaram esta semana, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), de uma capacitação sobre os critérios necessários para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O SISBI-POA padroniza procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar e atendimento a critérios sanitários. Os empreendimentos que atenderem os requisitos de adequação ao sistema poderão comercializar os produtos em todo o território nacional.
A capacitação foi coordenada pela equipe do Núcleo Susaf da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e contou com a participação remota de representantes de prefeituras da região e do consórcio intermunicipal de desenvolvimento econômico.
Os municípios do Vale do Rio Cuiabá farão a adesão por meio consórcio, que conta com profissionais habilitados para realizar as fiscalizações e análises de documentação nos locais que não contam com equipe técnica especializada.
A gerente do Núcleo Susaf da AMM, Nathacha de Carvalho Luiz, destacou que o consórcio já está cadastrado no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi), onde ocorre a integração ao SISBI-POA. “O próximo passo agora é providenciar as documentações dos empreendimentos e aprovação das legislações necessárias. Estamos na expectativa de que nos próximos meses os trâmites já estejam bem encaminhados para possibilitar a adesão dos municípios e a futura comercialização dos produtos em âmbito nacional, fortalecendo a economia regional e gerando novas oportunidades para os empreendedores”, assinalou.
Os municípios que integram o consórcio Vale do Rio Cuiabá são os seguintes: Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você

25 de Setembro de 2025 Destaques AMM
Municípios de Mato Grosso recebem autorização para construir novas UBS; veja lista e valores
Ministério da Saúde publica portaria que habilita cidades de MT a receberem recursos para erguer Unidades Básicas de Saúde pelo Novo PAC. Propostas tramitam no SISMOB e o repasse ocorre em parcela única Onze municípios de Mato Grosso foram habilitados pelo Ministério da Saúde para receber…

24 de Setembro de 2025 Destaques AMM
Programa de Capacitação vai apoiar municípios na modernização das bibliotecas públicas e comunitárias
Municípios de Mato Grosso têm até 30 de setembro para confirmar a adesão ao Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – SECEL/MT, em parceria com o I…
