Página - Municípios são premiados por gestão pública eficiente e projetos inovadores
Municípios são premiados por gestão pública eficiente e projetos inovadores
Efeito de Onda
Página Municípios são premiados por gestão pública eficiente e projetos inovadores
Crédito: Divulgação AMM
Em sua segunda edição, o prêmio Band Cidades Excelentes, que visa valorizar as boas práticas de gestão pública, agraciou municípios de Mato Grosso que se destacaram pela gestão eficiente e projetos inovadores que contribuíram para o aprimoramento de indicadores em várias áreas da administração pública. A premiação foi realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que sediou a homenagem, nesta segunda-feira (7). A solenidade contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de dezenas de municípios.
Dos 141 municípios de Mato Grosso, 30 foram finalistas e contemplados de acordo com o desempenho nos seguintes pilares de gestão: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, além de sustentabilidade, que passou a ser avaliada este ano.
Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com a faixa populacional. Os projetos desenvolvidos pelos municípios foram analisados por meio do Índice de Gestão Municipal-IGMA, desenvolvido pelo Instituto Aquila. Os projetos foram apresentados através do portal do prêmio e cada município teve a oportunidade de apresentar mais de um projeto.
Durante a premiação, a coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente da instituição, Neurilan Fraga, destacou a importância da iniciativa, que pelo segundo ano conta com o apoio da Associação. “Essa premiação é muito especial, pois homenageia os gestores que, mesmo com todas as dificuldades, conseguem se destacar, fazendo a diferença, transformando vidas e dando bons exemplos. Todos vocês merecem ser reconhecidos e aplaudidos, pois contribuem com seu trabalho e empenho para gestões de excelência. Parabéns a todos”, assinalou.
O diretor do Instituto Aquila, Paulo Coimbra, agradeceu a AMM pela parceria, a Rede Bandeirantes e parabenizou os gestores pelo desempenho. “É uma iniciativa nobre de valorizar a boa gestão pública. Houve um rigor muito forte com a premiação, houve o mapeamento de indicadores e a compilação de dados que mostram a realidade. Contra fatos e dados não há argumento”, assinalou.
A solenidade também contou com a presença de Alvacir Pedroso Junior e Fabrício Machado Righetti, gerentes de projetos e consultores do Instituto Aquila, além de Evaldo Silva, diretor da TV Band em Mato Grosso.
Municípios Premiados - O prêmio foi dividido por segmentos de gestão e contemplou municípios com diferentes faixas populacionais. Para cidades com menos de 30 mil habitantes, o prêmio principal foi para Santa Rita do Trivelato (1º lugar), Campo de Júlio (2º lugar) e Água Boa (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes foram contemplados Lucas do Rio Verde (1º lugar), Nova Mutum (2º lugar) e Primavera do Leste (3º lugar). Acima de 100 mil habitantes foram agraciados Rondonópolis (1º lugar), Sinop (2º lugar) e Cuiabá (3º lugar).
No segmento Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, os municípios com menos de 30 mil habitantes premiados foram Água Boa (1º lugar), Carlinda (2º lugar) e Aripuanã (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes foram contemplados Nova Mutum (1º lugar), Lucas do Rio Verde (2º lugar) e Pontes e Lacerda (3º lugar). Nas localidades com população acima de 100 mil receberam a premiação Sinop (1º lugar), Tangará da Serra (2º lugar) e Rondonópolis (3º lugar).
Na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na faixa populacional com menos de 30 mil habitantes, foram agraciados Itaúba (1º lugar), Jaciara (2º lugar) e Dom Aquino (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes, foram premiados Lucas do Rio Verde (1º lugar), Primavera do Leste (2º lugar) e Sorriso (3º lugar). Acima de 100 mil habitantes receberam o prêmio Rondonópolis (1º lugar), Tangará da Serra (2º lugar) e Cuiabá (3º lugar).
No pilar Sustentabilidade, as cidades com menos de 30 mil habitantes premiadas foram Glória D´Oeste (1º lugar), Rio Branco (2º lugar) e Sapezal (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes, foram agraciados Lucas do Rio Verde (1º lugar), Colíder (2º lugar) e Nova Mutum (3º lugar). Acima de 100 mil habitantes foram comtemplados Rondonópolis (1º lugar), Cuiabá (2º lugar) e Tangará da Serra (3º lugar).
Na área da Educação, os municípios com até 30 mil habitantes premiados foram Santa Rita do Trivelato (1º lugar), Água Boa (2º lugar) e Porto dos Gaúchos (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes o prêmio foi para Lucas do Rio Verde (1º lugar), Nova Mutum (2º lugar) e Sorriso (3º lugar). Acima de 100 mil habitantes, a premiação foi para Rondonópolis (1º lugar), Sinop (2º lugar) e Cuiabá (3º lugar).
No segmento Saúde e Bem-estar, os municípios com menos de 30 mil habitantes agraciados foram Nova Brasilândia (1º lugar), Nova Marilândia (2º lugar) e Campos de Júlio (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes, foram contemplados Primavera do Leste (1º lugar), Alta Floresta (2º lugar) e Campo Verde (3º lugar). Na faixa acima de 100 mil habitantes, foram premiados Sinop (1º lugar), Rondonópolis (2º lugar) e Cuiabá (3º lugar).
No pilar Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, os municípios com menos de 30 mil habitantes agraciados foram Santa Rita do Trivelato (1º lugar), Nova Santa Helena (2º lugar) e Novo Santo Antônio (3º lugar). Entre 30 mil e 100 mil habitantes foram premiados Campo Verde (1º lugar), Barra do Bugres (2º lugar) e Barra do Garças (3º lugar). Acima de 100 mil habitantes, os premiados foram Cuiabá (1º lugar), Tangará da Serra (2º lugar) e Rondonópolis (3º lugar).
Notícias para Você
Notícias para Você
26 de Maio de 2026 Destaques AMM
Municípios voltarão a ter acesso a recursos federais após decisão do Congresso Nacional
Municípios com até 65 mil habitantes que tenham pendências fiscais poderão voltar a celebrar convênios com o governo federal e acessar recursos de programas e emendas parlamentares. A decisão foi possível após o Senado Federal derrubar, durante sessão conjunta do Congresso Nacional, o veto à…
26 de Maio de 2026 Destaques AMM
MDS receberá propostas para sistemas alimentares urbanos até 31 de maio
Os municípios têm até 31 de maio para enviar propostas ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltadas à promoção de sistemas alimentares circulares urbanos. O edital foi lançado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Ses…