Página - Municípios podem pleitear ressarcimento de custos com atendimento a segurado de plano de saúde
Municípios podem pleitear ressarcimento de custos com atendimento a segurado de plano de saúde
Efeito de Onda
Página Municípios podem pleitear ressarcimento de custos com atendimento a segurado de plano de saúde
Crédito: Prefeitura de Cuiabá
Em comunicado enviado aos prefeitos, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) esclarece que os municípios que prestarem serviços de saúde a segurado de plano particular, em cumprimento a decisão judicial, podem ajuizar ação regressiva contra a operadora do plano visando ao ressarcimento dos custos.
O entendimento é baseado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que em julgamento de Recurso Especial impetrado pelo estado do Rio Grande do Sul, julgou procedente o reembolso aos cofres públicos do ente federado. O governo gaúcho, que custeou uma cirurgia de segurado de plano privado, inicialmente buscou o ressarcimento junto à operadora, sem sucesso, o que deu causa ao início de ação judicial contra a empresa. A decisão favorável ao estado do RS se entende a todos os entes federados.
No documento enviado aos prefeitos, a AMM explica que o STJ estabeleceu precedente a demanda, considerando que, nesses casos, não é necessário seguir o procedimento administrativo de ressarcimento estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Nos casos comuns, cabe à ANS a responsabilidade administrativa por determinar o correto entendimento dos serviços prestados, calcular a quantia a ser paga, exigir o reembolso da entidade privada que opera o plano ou seguro de saúde, enviar os valores ao Fundo Nacional de Saúde e, por fim, realizar a compensação financeira a instituição que inicialmente suportou os custos.
Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o município pode demandar em juízo diretamente, não sendo obrigado a cumprir os trâmites estabelecidos pela ANS. “Isso porque, segundo o entendimento do STJ, a decisão judicial abrange implicitamente todos os detalhes necessários para o reembolso em favor da parte que foi diretamente obrigada a fornecer o serviço”, relata trecho do comunicado.
Notícias para Você
Notícias para Você
31 de Outubro de 2025 Radar AMM
Prorrogado prazo para execução de recursos do 1º Ciclo do Programa Escola em Tempo Integral
Atendendo a um pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o governo Federal publicou medida que altera o prazo para execução dos recursos do 1º Ciclo do Programa Escola em Tempo Integral. A medida foi publicada na Resolução 13/2025 do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 d…
30 de Outubro de 2025 Destaques AMM
Mato Grosso recebe ciclo formativo pela vacinação e alimentação saudável de crianças e adolescentes
No ano de 2024, 42 municípios do Mato Grosso aderiram à estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF, para acelerar a imunização das crianças. Para prosseguir com esse objetivo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza, até sexta-feira (31), o 2° Ciclo de formação do…