Página - Municípios participam de conferências sobre assistência técnica e extensão rural
Municípios participam de conferências sobre assistência técnica e extensão rural
Efeito de Onda
Página Municípios participam de conferências sobre assistência técnica e extensão rural
Crédito: Agência de Notícias da AMM
As etapas territoriais e intermunicipais da 2ª Conferência Nacional de Ater já ocorreram em cinco regiões de Mato Grosso. Os municípios do entorno de Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Colíder e Confresa participaram do evento, que tem como objetivo diagnosticar a situação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural no estado, levantando dados para as conferências estadual e nacional, visando fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária em todo o estado. A Associação Mato-grossense dos Municípios está acompanhando as discussões e mobilizando as prefeituras e sociedade para as discussões, a convite do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.
As conferências territoriais e intermunicipais são organizadas pela superintendência regional do MDA e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional da AMM, José Antônio Pinheiro, é importante que agricultores, técnicos extensionistas e gestores da Agricultura estejam inseridos nas discussões. “A participação é a garantia da inclusão das demandas da sociedade na construção de políticas públicas, que fortaleçam a assistência técnica rural e garantam o fortalecimento da agricultura como matriz econômica, o aumento da produção, a qualidade dos produtos para o mercado e, acima de tudo, a valorização do homem do campo”, explicou.
As discussões serão norteadas pela temática “Agroecologia e alimentos saudáveis”, dialogando com os três níveis de esferas de governo em três eixos: Sistema Nacional de Ater – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; e Formação e Construção de Conhecimento na Ater. Também serão trabalhados eixos transversais sobre metodologias específicas para mulheres, jovens e comunidades tradicionais ou não.
Os próximos municípios a sediarem as reuniões são: Nortelândia (02), Juína (04) e Nossa Senhora do Livramento (08). As estratégias e ações prioritárias definidas nesses encontros serão debatidas na etapa estadual, que deve acontecer até o dia 05 de abril de 2016, e na 2ª Conferência Nacional de Ater, prevista para ocorrer até junho do mesmo ano.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…