Notícias
Municípios e estado discutem parcerias para retorno das aulas presenciais
Publicado em: 18 de novembro de 2020
Fonte:Agência de Notícias da AMM

Municípios e estado devem unir esforços para reorganizar o sistema educacional e viabilizar o retorno seguro das aulas presenciais em Mato Grosso. O assunto foi debatido nesta terça-feira (17), em reunião com o secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, e o presidente da seccional da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Eduardo Ferreira.

Durante a reunião, os representantes dos municípios foram apresentados às diretrizes que compõem o Protocolo Pedagógico elaborado pelo Governo do Estado para a volta às aulas, prevista para acontecer em fevereiro de 2021.

O presidente da AMM agradeceu o secretário Alan por incluir os representantes dos municípios no diálogo e planejamento das medidas. “Não podemos tratar de forma separada os alunos das redes estadual e municipal. Se queremos melhorar a qualidade do ensino em Mato Grosso, não podemos trabalhar separadamente. O investimento nas séries iniciais é fundamental para garantir uma formação de qualidade nas séries finais. Por isso, a educação é de responsabilidade conjunta”, disse.

Entre as estratégias previstas no protocolo da Seduc estão o uso de tecnologias digitais, utilização da plataforma Google for Education, ensino híbrido, estrutura de formação continuada, avaliação permanente, adequações do transporte escolar, censo sorológico e transferência de recursos para as unidades escolares.

Fraga sugeriu que as medidas e suporte que estão sendo adotadas pela Seduc-MT sejam estendidas às prefeituras por meio de termos de cooperação ou convênios. “E é muito importante que essa parceria seja alinhada o quanto antes, para que os prefeitos eleitos possam contar com essas ferramentas no início do ano letivo de 2021” acrescentou.

O municipalista propôs que a equipe da Seduc promova uma reunião ainda este ano para aprofundar o diálogo e começar o alinhamento das ações para o próximo ano.

Alan Porto ressaltou que pretende manter uma relação próxima com os municípios, através da AMM. “Quero reafirmar que a Seduc pretende manter o diálogo com a Associação e a Undime, que estarão sempre na nossa agenda” garantiu.

Tags: AMMGoverno do Estadoeducaçãovolta às aulas
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Informes Covid-19
Notas Técnicas
Lei Aldir Blanc
Cartilha Eleitoral
Cadastro de Atas
AMM Digital
Municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades